Publicada em 08/02/2019 às 11h33.
Afinal, Einstein era realmente um péssimo aluno?
A resposta para essa pergunta é: não!

Imagem: Fatos Desconhecidos

 

A resposta para essa pergunta é: não! Albert Einstein foi um físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade, a qual lhe rendeu um Prêmio Nobel de Física, é considerado um dos mais importantes cientistas do século 20, um verdadeiro gênio, e ser um péssimo aluno não faz parte das suas listas de conquistas. Embora sua jornada estudantil não tenha sido excepcional em todas as matérias escolares, Einstein esteve longe de ser um estudante comum, sendo inclusive um aluno acima da média.


O mito


Essa ideia de que Einstein era um aluno com notas baixas foi um mito que se originou na Alemanha, onde o folclore popular afirma que ele era um "zero à esquerda" em matemática, justamente a matéria em que ele demonstrava ter melhor desempenho. Essa crença foi ancorada devido ao sistema de classificação e de notas da Alemanha e da Suíça, onde ele foi para obter o seu diploma escolar.


O sistema de avaliação era o mesmo, porém, espelhado, um método que gera a confusão. A classificação funciona da seguinte forma: a nota vai de 1 até 6, sendo que na Alemanha uma nota 6 teria o peso de excelente enquanto a 1, ou seja muito fraco, sendo o oposto na Suíça, onde a nota 1 era equivalente ao excelente na terra de Einstein.


Observando um dos boletins escolares do físico, você pode notar a sua excelente marca em Álgebra,Física e Geometria. O fato é que a maioria de suas avaliações ficava entre 6 (excelente) e 5 (bom), algumas outras disciplinas que ele tinha a nota 4 (suficiente) e apenas na disciplina de francês em que ele teve a nota 3 (fraco). Realmente, não dá para ser um gênio em tudo, não é mesmo?


O temperamento


No quesito notas, não há o que se duvidar, ele passou longe de ser um aluno medíocre, o seu problema na escola, era muito menos intelectual e muito mais comportamental. Devido ao seu temperamento forte, ele teve alguns conflitos com professores autoritários. Quando tinha apenas 5 anos, em uma discussão com um de seus tutores, ele jogou uma cadeira no professor, confirmando a ideia do seu gênio explosivo.


Mesmo não sendo verdade, essa crença pode continuar se perpetuando, talvez apenas como uma história atraente, de inspiração e que serve como consolo para aqueles alunos que se sentem fracassados.

 

Imagem: Fatos Desconhecidos


 

Fatos Desconhecidos

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (3)



Login pelo facebook
Postar
 
  • Dagoberto MenschMar 2019
    Einstein não recebeu o Prêmio Nobel pela Teoria da Relatividade mas, sim ,pelo efeito fotoelétrico. Ver nobelprize.org The Nobel Prize in Physics 1921 O prêmio foi entregue em 1922.
  • Luiz GomesMar 2019
    Bom dia. No início da matéria você afirma "...que desenvolveu a teoria da relatividade, a qual lhe rendeu um Prêmio Nobel de Física...". Na verdade ele ganhou o prémio Nobel não por essa descoberta mas sim pelo Efeito Fotoelétrico. Fica a correção. Boa matéria. Abs
  • EduardoMar 2019
    Na verdade, Einstein ganhou um Nobel pela sua descoberta e descrição do Efeito Fotoelétrico e não dá relatividade como diz o texto...
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI