Publicada em 17/02/2019 às 10h45.
Chrome vai remover capacidade de sites detectarem navegação em janela anônima
Está sendo avistado no Chromium Gerrit um patch que permite o uso da API em modo anônimo, mas joga os arquivos para a memória RAM.

Imagem: Reprodução / Google

 

O modo anônimo dos navegadores é bastante útil para que anúncios não fiquem nos perseguindo após fazermos uma pesquisa despretensiosa. Quem nunca procurou por um smartphone ou passagem aérea, e depois não parou mais de receber publicidade do tipo em sites e redes sociais?


Acontece que o Chrome, apesar de apagar cookies e arquivos armazenados quando uma sessão privada é encerrada, ainda permite que plataformas reconheçam que o usuário está navegando "escondido". Não que elas possam fazer muito a respeito disso, mas perde-se um pouco a premissa da discrição que a guia anônima vende.


Isso é possível porque o navegador baseado em Chromium usa uma API chamada FileSystem. Ela é um tanto obsoleta, mas existe no produto da gigante de buscas, e é desativada no modo privado. Os sites percebem exatamente por ela quando você está oculto, pois não conseguem usá-la. A Alphabet, porém, logo irá acabar com essa possibilidade.

 

Imagem: Reprodução / Google

 

Está sendo avistado no Chromium Gerrit um patch que permite o uso da API em modo anônimo, mas joga os arquivos para a memória RAM. Esse seria um passo provisório para que os sites perdessem esse gatilho de detecção.


Futuramente, conforme apurou o 9to5Google, a companhia deverá desativar a API como um opcional no Chrome 74 e 75, tornando-a inativa por padrão do 76 em diante.


Vale lembrar, no canal instável, o Canary, a companhia está com testes avançados para o modo noturno oficial do produto. Porém, novos temas foram lançados para o navegador, entre eles um tema preto que já dá um gostinho do que pode vir.


TudoCelular

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI