Publicada em 20/02/2019 às 09h15.
Gratuito: Prefeitura do Cabo oferece laqueadura e DIU na rede pública
Os procedimentos são realizados no Centros de Referência da Mulher I, localizado no posto médico Manoel Gomes, e no Centro de Referência da Mulher II.


 

Pixabay

 

 

Planejar filhos ou decidir interromper o ciclo reprodutivo é direito da mulher, conforme a Lei de Planejamento Familiar n° 9.263, de 1996. Para auxiliar nesta decisão, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife disponibiliza gratuitamente o implante do Dispositivo Intrauterino (DIU) e laqueadura tubária. Os procedimentos são realizados no Centros de Referência da Mulher I, localizado no posto médico Manoel Gomes, e no Centro de Referência da Mulher II, em Ponte dos Carvalhos.


O município presta assistência à contracepção com informações, aconselhamentos, acompanhamento clínico e outros métodos anticoncepcionais que não coloquem em risco à vida e saúde das mulheres, segundo a coordenadora de Saúde da Mulher, Giselle Paiva. “Entre as opções oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde há os métodos temporários e definitivos, que oferecem às condições necessárias para que estas pessoas decidam e planejem, evitando, muitas vezes, uma gravidez não planejada”, explica.


O DIU


O DIU de cobre é o método temporário que quando interrompido o seu uso, a mulher recupera a fertilidade, e deve ser inserido pelo ginecologista no próprio consultório médico. O procedimento não-hormonal é muito eficaz e tem efeito que pode durar até 10 anos. O DIU pode ser inserido durante o pós-parto, desde que a mulher tenha manifestado desejo ainda no pré-natal. Já a laqueadura tubária é um método contraceptivo permanente no qual as trompas são cortadas através de cirurgia, impedindo a mulher de engravidar.



A laqueadura


O procedimento esterilização definitiva da mulher, a laqueadura, é feita por meio de cirurgia, onde uma pequena incisão abdominal fecha as tubas uterinas impedindo a passagem do óvulo e do espermatozoide por meio do corte e amarração das duas extremidades das tubas uterinas.


Triagem


Durante o serviço de triagem, palestras educativas orientam as mulheres sobre qual escolha se adapta ao seu estilo de vida. Em ambos procedimentos é necessário atender a pré-requisitos. Para o implante do DIU as pacientes precisam já ter filhos, independente da idade, podendo assim, ser utilizado por adolescentes. Já a laqueadura tubária pode ser feita em mulheres com mais de 25 anos e com dois ou mais filhos. Para as usuárias que não se enquadram nos requisitos, a Prefeitura do Cabo disponibiliza em todas as Unidades de Saúde da Família, preservativos femininos, masculinos e pílulas anticoncepcionais.


Documentos


Para realizar os procedimentos, a usuária deve apresentar documento original e cópias do registro de nascimento dos filhos e documentos pessoais ( RG, cartão do SUS e comprovante de residência), além de passar por exames ( sangue, ultrassom e preventivo  do câncer de cólo de útero).  Os atendimentos acontecem nas sexta-feiras a partir das 9h, no Centro de Referência da Mulher I, localizado no Posto Médico Manoel Gomes, e  nas terça-feiras a partir das 13h, em Ponte dos Carvalhos, no Centro de Referência da mulher II.


Tvjornal

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI