Publicada em 20/03/2019 às 10h46.
Inteligência artificial ajuda brasileiros a encontrarem emprego
Algumas empresas estão recorrendo a soluções diferenciadas para conectar empregadores à mão de obra especializada.

Foto:TecMundo

 

Com mais de 13 milhões de desempregados no Brasil e sem perspectivas de mudanças drásticas nesse número para os próximos anos de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), algumas empresas estão recorrendo a soluções diferenciadas para conectar empregadores à mão de obra especializada. Um site de empregos chamado Indeed está inclusive usando inteligência artificial para encontrar as melhores vagas para os trabalhadores de acordo com o currículo dessas pessoas.


De acordo com Felipe Calbucci, gerente do Indeed para o Brasil, mais de 17 milhões de brasileiros buscam emprego só no Indeed todo mês em busca de vagas.

 

“Cada recrutador deseja criar o melhor match possível entre um candidato a emprego e a oportunidade certa para o trabalho”, disse Calbucci ao TecMundo. “E com maior acesso a dados relevantes do que nunca, os recrutadores estão (teoricamente) em uma posição melhor do que nunca para fazer isso acontecer”.


Segundo ele, a IA entra em ação quando a quantidade de dados a serem processados por recrutadores e mesmo por candidatos é muito grande. Sem o software, a melhor vaga para o melhor candidato poderia simplesmente se perder em um turbilhão de informações desorganizadas.


Um "bom match"


Calbucci explicou que o objetivo da IA no Indeed então é melhorar as chances de fazer uma boa combinação ou um “bom match”, como ele diz, entre empregador e candidato, isso mesmo no início do processo de seleção.


Dessa forma, todo o processo de recrutamento pode ser simplificado. “Os candidatos a emprego veem as vagas que precisam ver e recebem as informações essenciais para tomar uma decisão informada – o que significa menos tempo perdido e melhores matches para o recrutador e o candidato a emprego”, contou Calbucci.


Mas qual é a diferença ao preencher um currículo em uma plataforma inteligente na comparação com o que já vemos em sites comuns de busca de trabalho? Na verdade, a situação é a mesma para o usuário final. Ele só precisa preencher seu currículo usando palavras comuns que um recrutador poderia buscar na hora de selecionar alguém com as suas qualificações.

 

TecMundo

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI