Publicada em 22/03/2019 às 10h41.
É #FAKE que Rodrigo Maia ocupa ilegalmente a presidência da Câmara
Embora tenha nascido no Chile, deputado foi registrado no Consulado do Brasil e tem nacionalidade brasileira.

Foto:G1

 

Circula pelas redes sociais um cartaz que diz que Rodrigo Maia não pode ser presidente da Câmara dos Deputados porque nasceu no Chile e não é brasileiro nato. A mensagem é #FAKE.


Não é a primeira vez que a mensagem viraliza nas redes. Em 2017, interlocutores do Planalto espalharam a informação falsa em razão da possibilidade de ele assumir interinamente a Presidência.


A Constituição afirma no artigo 12º, dedicado à nacionalidade, que somente brasileiros natos podem ocupar os cargos de presidente da República, da Câmara e do Senado, além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ministros de estado da Defesa, oficiais das Forças Armadas e postos da carreira diplomática.


No entanto, embora Rodrigo Maia tenha nascido em Santiago, no Chile, quando o pai, César Maia, estava exilado no país, o parlamentar foi registrado no Consulado do Brasil na capital chilena e tem, portanto, nacionalidade brasileira.


Segundo o artigo 12º da Constituição, também são considerados brasileiros natos "os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira".

 

G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI