Publicada em 22/03/2019 às 11h30.
Diabetes: 5 dicas essenciais para cuidar da saúde dos pés
Complicações da doença pedem atenção redobrada com a região.

Créditos: iStock

 

Segundo dados de 2018 da Organização Mundial de Saúde (OMS), 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes, doença caracterizada pela carência ou má absorção de insulina, uma substância que garante o benefício da glicose como energia para o organismo. Por isso, manter a doença controlada é tarefa fundamental para evitar complicações em várias regiões do corpo, principalmente nos pés.


O ortopedista e especialista em cirurgia do pé e tornozelo, Rafael da Rocha Macedo, explica que quando os níveis de glicose no sangue estão altos algumas complicações podem aparecer nos pés. "Elas são caracterizadas pela falta de sensibilidade nos pés, o que pode ocasionar o aparecimento de úlceras (feridas), favorecer infecções e alterar a circulação por todo membro. Esses problemas, quando não tratados adequadamente, podem resultar até em amputações", alerta Macedo.


Dito isto, o especialista dá algumas dicas de cuidados essenciais para os pacientes diabéticos manterem seus pés saudáveis e longe de riscos:


- Examine a região diariamente para ver se não existe nenhum corte, calo, rachadura, ferida e mudança de cor da pele. Para essa atividade o paciente pode contar com ajuda de um espelho e até usar meias brancas de algodão, já que elas destacam mais facilmente possíveis manchas de sangue.


- Faça a higienização da área todos os dias com a água em temperatura agradável, sabão e sem se esquecer de secar bem, inclusive entre os dedos;


- Procure não andar descalço para evitar machucados ou contusões. Opte por calçados, palmilhas e meias que garantam conforto, adaptação e proteção para os pés;


- Faça sempre movimentos circulares a cada 15 minutos. Essa atividade auxilia na melhora da oxigenação dessa região do corpo;


- Na hora de cortar as unhas é preciso cuidado para não causar ferimentos. Escolha um alicate apropriado ou uma tesoura sem ponta. Já o corte deve ser arredondado para evitar que ela encrave e nada de tirar a cutícula!


"Procure seguir corretamente todas orientações e cuidados contra o diabetes com medicamentos orais ou insulina, exames atualizados, dieta adequada e prática de exercícios físicos. E, caso note qualquer alteração nos pés, procure auxílio médico para que o tratamento seja iniciado rapidamente", finaliza o especialista.

 

Notícias ao Minuto

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI