Publicada em 24/03/2016 às 11h32.
Ministro do STF vira no novo "vilão" dos manifestantes antigoverno
Manifestantes antigoverno não gostaram da decisão de Zavascki e protestaram contra o magistrado,
A decisão de Teori Zavascki de retirar das mãos do juiz Sérgio Moro a investigação envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi suficiente para que o ministro do Supremo Tribunal Federal se transformasse no mais novo “vilão” daqueles que defendem o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a prisão do petista. Logo após o anúncio da decisão, por volta das 22h da terça-feira, as redes sociais já davam uma indicação do que viria a seguir. Um grupo de manifestantes protestou em frente ao condomínio do ministro, em Porto Alegre (RS), levando faixas com os dizeres: “Pelego do PT”, “Teori traidor” e “Deixa o Moro trabalhar”, que foram penduradas na fachada do prédio. 

Na manhã de ontem, as faixas não estavam mais no local. O protesto foi liderado pela Banda Loka Liberal, grupo ligado ao Movimento Brasil Livre, que anima protestos contra Dilma e Lula no Rio Grande do Sul tocando músicas com ritmo de torcida de futebol e marchinha de carnaval.

Na terça, os cânticos acusavam o ministro de “bolivariano”. O grupo, que se autodefine como “opressor de socialistas”, publicou vídeos e fotos na sua página do Facebook, onde o endereço do ministro foi divulgado por internautas. Cerca de 40 pessoas, segundo o grupo, estavam no local. “Está muito claro que está acontecendo um golpe na República. Já ficou provado com os áudios (das conversas de Lula) que existia um aparelhamento do STF. A gente precisa de uma pressão com maior gravidade”, disse Tiago Menna, 28, da Banda Loka Liberal. Menna afirmou ainda que, durante o protesto, “diversos vizinhos já estavam de pijama e desceram com panelas para apoiar o ato”.

A maioria dos manifestantes estava em um acampamento no Parcão (Parque Moinhos de Vento). O “Acampamento Sérgio Moro” defende o impeachment da presidente Dilma e a prisão de Lula. No local, o grupo organiza rodas de violão com músicas que dizem que o “capitalismo veio para ficar”, acompanhadas de churrasco. A “sonzeira” é transmitida ao vivo pela Banda Loka Liberal em sua página. 

Zavascki é natural de Faxinal dos Guedes (SC), mas estudou direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também completou seu mestrado e doutorado. Zavascki é ministro do STF desde 2012. O grupo também protestou em frente à casa do deputado federal Afonso Motta (PDT-RS). De acordo com Menna, o protesto ocorreu porque “é um dos poucos deputados gaúchos que se posicionam contra o impeachment”.

Os protestos contra Teori ainda se repetiram ontem na Avenida Paulista, onde um grupo de manifestantes está acampado em frente ao prédio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Um cartaz com a foto do ministro traz os termos “Golpista!” e “A serviço do PT”.

A reportagem tentou contato com o gabinete de Zavascki, mas o STF não teve expediente ontem em função do feriado de Páscoa. 

FONTE: Da redação, com Folhapress
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI