Publicada em 25/11/2015 às 10h03.
Aplicativos populares para Android enviam dados 'escondidos'
Metade dos dados transmitidos pelos 500 aplicativos gratuitos mais populares do Androidnão tem utilidade nenhuma para os usuários.

Metade dos dados transmitidos pelos 500 aplicativos gratuitos mais populares do Androidnão tem utilidade nenhuma para os usuários. Como consequência, os programas geram gastos de plano de dados e bateria sem necessidade e põem em risco a privacidade de quem usa esses aplicativos. A informação é de um estudo do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts, nos EUA). 


Segundo a pesquisa, pelo menos 50% das informações enviadas pelos aplicativos são referentes a estatísticas de uso e dados sobre como o aplicativo está funcionando e de que formas ele está sendo usado. Essas informações são usadas por desenvolvedores para aprimorar seus produtos. 

 

Pesquisa mostra que aplicativos do Android mantêm comunicação oculta incessante com servidores na Internet (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

 

A outra metade dos dados ainda é considerada '"secreta" e os pesquisadores não conseguiram identificar seu conteúdo. Na avaliação de Julia Rubin, que é PhD em Ciências da Computação e líder da pesquisa, “deve haver uma razão muito boa para esse tipo de comunicação oculta. Não estamos defendendo que ela seja eliminada, mas que seja devidamente informada”.


Para testar a necessidade dessa comunicação, os pesquisadores criaram versões modificadas de 47 dos 100 mais populares aplicativos do Android. Essas versões tiveram as interfaces de comunicação com os servidores misteriosos completamente desligadas.


Em 30 dos 47 aplicativos, os pesquisadores não encontraram qualquer problema de uso criado pela ausência de comunicação. Em três aplicativos foram reportadas diferenças menores, que não afetam o uso. Apenas cinco apps não funcionaram sem o envio dos "dados secretos".


FONTE: TEC TUDO

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI