Publicada em 25/11/2015 às 10h50.
Emitida a ordem de prisão contra quinto suspeito de atentados em Paris
A justiça não informou a nacionalidade do homem procurado

A justiça belga emitiu nesta terça-feira uma ordem de prisão internacional contra um homem de 30 anos, Mohamed Abrini, flagrado em 11 de novembro ao lado do suspeito-chave dos atentados de Paris, Salah Abdeslam, quando dirigia um Renault Clio usado nos ataques dois dias depois, informou a justiça.


Em um comunicado, o Ministério Público informou que o homem foi filmado em 11 de novembro por volta das 19h00 em um posto de gasolina na altura de Ressons (85 km ao norte de Paris) no sentido da capital francesa. A justiça descreveu este homem como "perigoso e possivelmente armado". As polícias belga e francesa "o procuram ativamente", segundo uma convocação a testemunhas, publicada pela polícia belga.


A justiça não informou a nacionalidade do homem procurado. Salah Abdeslam, um francês de 26 anos residente no bairro de Molenbeek em Bruxelas, suspeito chave dos atentados, continua foragido 11 dias depois do massacre.


As autoridades acreditam que ele tenha conseguido sair da capital francesa com a ajuda de dois cúmplices que foram buscá-lo em Paris procedentes de Bruxelas. Os dois foram denunciados por "participação" nos atentados. No total, 130 pessoas morreram nos múltiplos ataques, reivindicados pela organização radical Estado Islâmico.


No mesmo comunicado desta terça-feira, a justiça anunciou ter denunciado um quinto suspeito por "participar de atividades de um grupo terrorista" e de "assassinatos terroristas". Este quinto suspeito, denunciado pela investigação dos atentados de 13 de novembro, em Paris, foi detido em operações realizadas na manhã de segunda-feira. "No total, cinco pessoas estão em prisão preventiva no âmbito da investigação realizada na Bélgica desde os atentados de Paris", indicou a justiça.


Mohamed Amri e Hamza Atou foram detidos no sábado, 14 de novembro, dia seguinte dos atentados. Suspeita-se que estes dois tenham ajudado a tirar Abdeslam - suspeito-chave dos ataques - de Paris. Salah Abdeslam foi revistado pela polícia na estrada junto com estes dois homens no carro em que viajavam rumo a Bruxelas.


Uma vez na capital belga, o Ministério Público indica que Abdeslam foi levado "em outro veículo por outra pessoa". Com esta pista, os investigadores chegaram a "Ali O.", um francês de 31 anos, residente em Molenbeek, Bruxelas.


Este suspeito foi detido na noite de domingo. O quarto denunciado, "Lazez A.", marroquino de 39 anos residente em Jette, outra localidade de Bruxelas, foi detido na sexta-feira. Seu papel exato nos atentados não foi informado pelos promotores. Duas armas curtas foram encontradas em seu carro, assim com rastros de sangue.

 

 

DP

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI