Publicada em 02/01/2023 às 08h11.
Futuros secretários do Governo de Pernambuco comentam sobre desafios da nova gestão
Posse dos novos secretários deverá acontecer nesta segunda-feira (2).

Governadora, Raquel Lyra (PSB) / Reprodução: Folha de Pernambuco.
A governadora eleita Raquel Lyra (PSB) e sua vice,
Priscila Krause (Cidadania), tomam posse na tarde deste domingo (1º). Ao
chegarem à sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os futuros
secretários falaram sobre as expectativas para o novo governo.
O futuro secretário da Casa Civil, Túlio Valença, comentou sobre os desafios do
novo governo, neste domingo (1º), na sede da Assembleia Legislativa de
Pernambuco, onde acontece a solenidade de posse da governadora e
vice-governadora eleitas Raquel Lyra (PSDB) e Priscila Krause (DEM).
Segundo Túlio, após a posse do novo secretariado, prevista para acontecer nesta
segunda-feira (2), às 10h, o novo governo fará uma reunião com todos o primeiro
escalão.
"Vamos ter uma reunião de alinhamento com os secretários para
começar já os trabalhos, não dá para esperar. A gente vai continuar - eu estava
participando da transição - e agora o trabalho é só continuação, agora de
verdade", disse.
Ele informou que a reforma administrativa anunciada
pelo novo governo deverá ir ao legislativo já na primeira semana de janeiro. “A
reforma administrativa está praticamente pronta e finalizada. A gente
precisou fazer alguns ajustes agora em dezembro, mas ela deve ir (à Alepe)
agora no início de janeiro”.
Lucinha Mota, indicada ao cargo de Secretária da Justiça e dos Direitos
Humanos, compartilhou sua perspectiva sobre a pasta. A ativista social se
tornou reconhecida por sua luta por justiça após o assassinato da filha Beatriz
em 2015, que tinha sete anos de idade, no colégio em que estudava no município
de Petrolina.
“Acredito que toda a minha trajetória de luta já é um
espelho para enfrentar a criminalidade. Um governo não pode tolerar as
injustiças. Esse, com certeza, será o nosso grande desafio e estaremos
preparados para enfrentá-lo”, afirmou.
Articulação política reforçada
Túlio Valença destacou que o novo governo dará ênfase às articulações políticas
para equilibrar o perfil técnico escolhido para o secretariado. "Vai ser
uma co-Casa Civil. Haverá outros três secretários que atuarão na articulação
política. Rubem Jr., Cadena e Arthur Neves. A princípio teremos essa parte
política e institucional para ter tomada de decisão conjunta", informou.
Segundo Túlio, apesar do perfil técnico, não faltará
experiência política no secretariado. "Todos que estão compondo de alguma
maneira já participaram de algum governo e já têm experiência política.
Evidente que o critério foi técnico mas a política nunca está afastada. Você
tem aí bons quadros que vão conciliar essa parte política a parte técnica, que
é o que interessa. Essa modelo exclusivamente político a gente já viu que não
deu muito certo. Então a gente vai criar um novo modelo e ter uma interlocução
aberta com todos, a gente vai atender a todos. Sem dúvida vai ser um
grande trabalho e com uma forma bem republicana de se trabalhar".
Base de apoio na Alepe
"A gente depende da Assembleia para governar. Então, eu acredito que nós
vamos ter essa base que está sendo e vai ser construída. E acredito que
não teremos maiores dificuldades, não. A Assembleia está ciente do seu
papel para que possa ajudar Pernambuco. A eleição acabou, todo mundo já foi
eleito e agora a gente tem que partir para frente para construir Pernambuco sem
as questões políticas. A gente tem que virar essa página”
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.