
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Janaína Pepeu / Reprodução: Diário de Pernambuco.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) deu continuidade aos
encontros com prefeitos e prefeitas do estado para definir estratégias de
desenvolvimento em todas as regiões de Pernambuco. Um dia após o encontro com
os gestores da Região Metropolitana do Recife (RMR), foi a vez dos prefeitos e
prefeitas das 43 cidades da Zona da Mata Norte e Sul se sentarem com Raquel
Lyra e com a vice, Priscilla Krause, durante reunião ocorrida hoje (25) no
Palácio do Campo das Princesas, no centro do Recife.
Durante a reunião, Raquel solicitou aos gestores a
indicação de, pelo menos, três prioridades de cada município. "Estamos
dialogando com todos os prefeitos para que a gente possa estabelecer
prioridades para geração de mais qualidade de vida e definir, de maneira
estratégica, a boa aplicação de recursos públicos em todo estado. Existe um
sentimento forte do desgarramento com o interior de Pernambuco e estamos
liderando esse processo de apoio e desenvolvimento regional com a participação
de todos", explicou a governadora.
Raquel Lyra também pediu aos prefeitos a indicação de um
representante para liderar grupos técnicos para que eles acompanhem em conjunto
com o governo estadual os indicadores dos assuntos prioritários nas áreas da
defesa civil, saúde, segurança pública, mobilidade, esgotamento sanitário e
abastecimento d’água, resíduos sólidos, assim como superação da pobreza,
habitação e educação.
As câmaras temáticas de atuação ficarão centralizadas na
Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional. Os
interlocutores definidos por cada município trabalharão de forma conjunta,
seguindo um calendário de encontros e visitas técnicas. Os prefeitos deverão,
ainda, enviar o relatório dos convênios e contratações que já estão assinadas
com o Estado e a União. O levantamento servirá para fazer um panorama dos
projetos que estão em andamento, dando prioridade àquelas obras que estão com
mais de 80% concluídos, garantindo a boa aplicação dos recursos públicos.
O trabalho desses grupos irá começar com as ações de
prevenção da Defesa Civil através de visitas técnicas aos locais de risco
existentes em cada município. As datas e os roteiros serão sugeridos por cada
equipe. "Já nesta semana iremos oficiar a todos os municípios para que
eles constituam as câmaras técnicas de acordo com os temas transversais. Nós
vamos marcar as primeiras reuniões de trabalho para emitir os relatórios e
apresentar no próximo encontro, marcado para o começo de março", afirmou o
secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques
Santos.
Para o prefeito de Goiana, Eduardo Honório (PSL), as
principais demandas são relacionadas às estradas. O município tem um dos maiores
números de habitantes da Zona da Mata Norte e concentra o automotivo da
Fiat/Jeep. "Tenho certeza de que a governadora Raquel Lyra irá acolher a
todos com bons êxitos. As demandas que apresentamos são relacionadas à
educação, saúde, turismo, mas também às estradas", comentou.
O gestor de Vitória de Santo Antão, município do Agreste
com mais de 140 mil habitantes, Paulo Roberto (MDB), destacou a relevância do
encontro. "Essa reunião é muito importante para saber das necessidades e
particularidades de cada município. Evidentemente que cada prefeito terá a
oportunidade de conversar com o Governo do Estado e seus secretários e começar
a trabalhar sobre as demandas. Ter um início de gestão dessa maneira nos traz a
esperança de que teremos um bom governo para Pernambuco",
considerou.
A expectativa do governo estadual é conseguir, através
desses encontros, promover desenvolvimento potencializando as potencialidades
de cada região do estado.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.