Publicada em 22/02/2023 às 08h16.
Quarta-feira ingrata, mas também de festa: veja programação da despedida do Carnaval
O "Bacalhau do Batata" anima a manhã nas ladeiras de Olinda, enquanto os "Irresponsáveis" vão agitar os foliões da Zona Norte do Recife.

Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: Folha-PE.
Você piscou e já veio a quarta-feira. A mais “ingrata” de
fevereiro. Aquela que chega tão depressa só para contrariar. Mas engana-se quem
pensa que ela obrigará o frevo a acabar. Afinal, ainda será possível curtir
blocos tradicionais na despedida do Carnaval 2023. A partir das 8h, nas
ladeiras de Olinda, próximo do Alto da Sé, sairá o “Bacalhau do Batata”,
que há mais de 60 anos arrasta foliões. Em Água Fria, Zona Norte do
Recife, o destaque é “Os Irresponsáveis”, que neste ano abrirá pela primeira
vez uma área open bar, comemorando os 40 anos de existência.
O Bacalhau do Batata foi criado em 1962, por Isaias Ferreira da Silva, o
“Batata”. Garçom, ele deu origem à festa com o objetivo de proporcionar um
momento de celebração para aqueles que, como ele, trabalhavam durante os demais
dias de Carnaval. O bloco passa pela ladeira da Sé, Rua do Bonfim,
Quatro Cantos, Ribeira, Varadouro e Largo do Amparo.
Em 2007, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro,
homenageou com uma ala o Bacalhau do Batata, citando o bloco no samba-enredo,
com o trecho "E o Bacalhau do Batata na bandeja pra massa até o dia
clarear".
Completando quatro décadas de vida, os Irresponsáveis foi fundado em
1983, quando um dono de mercearia decidiu não abrir a loja após ter festejado
bastante na Terça-feira Gorda. No dia seguinte, ganhou a fama de
irresponsável entre os moradores da região. Desde então, mais e mais
“irresponsáveis” saem às ruas se negando a aceitar o fim do Carnaval.
O dia também terá outros blocos em Olinda, como o Manguza
do Zuza, às 6h, na Igreja da Sé; Bloco do Barão, às 11h, na rua da Boa Hora;
Bloco do Casé, às 16h, no Carmo; Encontro dos Bois na Rua da Boa Hora, no
Varadouro; Boneco do Maestro Oséas, no Guadalupe; e Segura a Coisa, às 00h, nos
Quatro Cantos.
No Polo Erasto Vasconcelos, Praça do Carmo, acontecerão
os show de Grupo Bongar (16h), Léo da Bodega (17h20), Ave Sangria (18h40),
Orquesta do Maestro Oséas (20h) e Nação Zumbi (21h10).
No Polo Xambá, estarão Bloco Afro Comigo Ninguém Pode (14h), Arrastão da
Bateria Charanga do Bié e Grupo Afro Brasileiro Tambores de Ogum (14h30), Grupo
de Coco Miudinho da Xambá (15h), Grupo de Coco Raízes de Mãe Biu (15h30), Nação
do Maracatu Porto Rico (16h), Afoxé Omo Nilê Ogunjá (17h), O Bonde Bloco
Carnavalesco Lírico (18h) Milla Paz (18h30), Grupo de Coco Raízes (19h), Mestra
Célia do Coco (19h30), Mestre Ulisses (20h) e Grupo Bongar (21h).
No Recife, às 14h, terá o Quarta Cinza Rock, em Casa Amarela. No Mercado Boa
Vista, a manhã será agitada com Orquestra 19 de Fevereiro (12h30); Carlinhos
Monte Verde (13h30), Petto Jamah (14h) e Maria Pagodinho (14h30).
Quarta-feira (22) - Olinda
6h - Manguza do Zuza - Igreja da Sé
8h - Bacalhau do Batata - Alto da Sé
11h - Bloco do Barão - Rua da Boa Hora
16h - Bloco do Case- Praça do Carmo
18h - Encontro dos Bois da Rua da Boa Hora - Varadouro
20h - Boneco de Maestro Oséas - Guadalupe
00h - Segura a Coisa - Quatro Cantos
Polo Erasto Vasconcelos (Praça do Carmo)
16h: Grupo Bongar
17h20: Léo da Bodega
18h40: Ave Sangria
20h: Orquestra do Maestro Oseas
21h10: Nação Zumbi
Polo Xambá
14h: Bloco Afro Comigo Ninguém Pode
14h30: Arrastão da Bateria Charanga do Bié
14h30: Grupo Afro Brasileiro Tambores de Ogum
15h: Grupo de Coco Miudinho da Xambá
15h30: Grupo de Coco Raízes de Mãe Biu
16h: Nação do Maracatu Porto Rico
17h: Afoxé Omo Nilê Ogunjá
18h: O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico
18h30: Milla Paz (The Voice Brasil)
19h: Grupo de Coco Raízes
19h30: Mestra Célia do Coco
20h: Mestre Ulisses
21h: Grupo Bongar e Yabás da Xambá
Recife
10h - Os Irresponsáveis - Água Fria
12h30 - Orquestra 19 de Fevereiro - Mercado da Boa Vista
13h30 - Carlinhos Monte Verde - Mercado da Boa Vista
14h - Pretto Jamah - Mercado da Boa Vista
14h - Quarta Cinza Rock - Casa Amarela
14h30 - Maria Pagodinho - Mercado da Boa Vista
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.