Publicada em 20/03/2023 às 11h13.
Má saúde oral está relacionada com 23 doenças e cinco tipos de câncer
O relatório da Organização Mundial da Saúde mostra que as doenças que afetam a cavidade oral são as mais comuns e afetam metade da população mundial.

Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: Notícias ao Minuto.


Estudo revela que uma má saúde oral pode estar relacionada com 23 doenças sistêmicas e cinco tipos de câncer. A pesquisa, conduzida pela Egas Moniz School of Health and Science e publicada na Nature Communications, é a primeira a combinar toda a informação científica produzida mundialmente sobre o assunto, e destaca doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, reumáticas, inflamatória intestinal, obesidade, asma e câncer de pulmão, pâncreas, mama, próstata e cabeça e pescoço.


A investigação aponta que a saúde oral é um fator crítico para a saúde em geral e deve ser parte integrante do acompanhamento clínico. Segundo João Botelho, investigador do Egas Moniz Center for Interdisciplinary Research, a correlação entre a saúde oral e outras patologias é confirmada pelo estudo e reforça a importância do papel da medicina dentária na garantia da saúde em geral e na prevenção. A pesquisa também destaca a prevalência dessas patologias em Portugal, que atinge valores elevados em comparação com outros países europeus.


O relatório da Organização Mundial da Saúde mostra que as doenças que afetam a cavidade oral são as mais comuns e afetam metade da população mundial. Por isso, a prevenção de doenças sistêmicas com impacto na qualidade de vida dos pacientes é essencial. Os pesquisadores também alertam para o impacto econômico das medidas preventivas em saúde oral, citando como exemplo a periodontite, que causou uma perda econômica na Comunidade Europeia estimada em 159 biliões de euros em 2018.



FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI