
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: Diário de Pernambuco.
A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira
(23), investimentos de mais de R$ 23 milhões que serão destinados ao Corpo de
Bombeiros Militar de Pernambuco e a Defesa Civil. Os recursos dão início ao
trabalho de reestruturação das forças operacionais das polícias de todo o
estado. O anúncio foi feito no Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar),
localizado na beira-mar de Piedade.
"Nós vamos fazer o maior investimento da história no
Corpo de Bombeiros Militar e na Defesa Civil do nosso estado. Nos últimos oito
anos, embora o Corpo de Bombeiros tenha arrecadado mais de R$ 1 bilhão, a
corporação recebeu apenas R$ 15 milhões de investimento, ou seja, 1,35% do que
foi arrecadado no período. Existe um déficit nas forças operacionais da
Secretaria de Defesa Social e nós vamos mudar essa história com o investimento
de mais de R$ 23 milhões, só neste ano. Aproveitamos para anunciar também que a
tão sonhada sede do GBMar finalmente vai se tornar realidade", afirmou
Raquel Lyra.
Na visita ao GBMar, a governadora também agradeceu aos
militares que atuaram no resgate às vítimas dos mais recentes incidentes com
tubarão registrados no Grande Recife. "Nós também viemos agradecer aos
Bombeiros que têm conseguido se desdobrar e ser referência para nós em
Pernambuco, para o Nordeste e para todo o Brasil", reforçou.
O GBMar funciona atualmente em instalações da Força Aérea
Brasileira, cedidas há 20 anos para uso emergencial. Diante do investimento, a
sede do grupamento passará a funcionar em outro endereço da Avenida Beira-Mar,
também no bairro de Piedade, de forma permanente e com estrutura adequada de
alojamento, espaço para treinamento físico e armazenamento de
embarcações.
"Quando nós assumimos a SDS, fizemos um diagnóstico
da situação de todas as operativas e nos preocupou bastante a situação dos
bombeiros, porque há uma carência de equipamentos, embarcações e veículos. Os
investimentos feitos no Corpo de Bombeiros nos últimos anos são ineficientes,
considerando a atuação desses militares, que vai de Noronha até o Sertão. Os
mais de R$ 23 milhões anunciados pela governadora serão aplicados para
reequipamento e reaparelhamento da corporação, reforçando a atuação em
salvamento, guarda-vidas, fiscalização e inspeção", comentou a secretária
de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha.
Os valores ainda serão aplicados na compra de quatro
veículos de busca, salvamento e mergulho; seis botes infláveis de salvamento;
nove motos de salvamento aquático; cinco carretas-reboques; quatro auto
resgates; um desencarcerador, além de equipamentos para salvamento e mergulho.
O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da SDS também vai receber um avião, que foi
doado pela Polícia Federal para auxiliar as forças operacionais de salvamento.
De acordo com o Diretor de Operações da Região
Metropolitana, Coronel Robson Roberto, a nova estrutura permitirá melhores condições
de trabalho para os militares. “O Corpo de Bombeiros estava muito carente de
investimentos e a gente agradece esse importante anúncio da governadora. Temos
certeza de que esses materiais darão maior conforto operacional e a equipe
estará bem equipada para prestar o melhor atendimento”, comentou. Já o bombeiro
Willams de Almeida, um dos militares que atuou na praia de Piedade no incidente
com tubarão, comemorou as novas aquisições. "O GBMar será muito
beneficiado com a chegada desses equipamentos. Dessa forma, vamos prestar um
melhor serviço à sociedade e, com isso, iremos trabalhar melhor, com menos
desgaste e com mais rapidez", disse.
Também estiveram presentes no evento o secretário-chefe
da Assessoria Especial, Fernando de Holanda, o secretário-chefe da Casa
Militar, Coronel Mamede, a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ana
Luíza Ferreira, o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luciano Bezerra, o
comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo, tenente-coronel Cristiano
Correa, e o deputado estadual Joel da Harpa.
Pesquisas com tubarões
A governadora Raquel Lyra também assinou hoje um edital,
no valor de R$ 500 mil, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
(Secti), para financiar estudos para políticas públicas de preservação e
mitigação de incidentes com tubarões e invasão do peixe-leão no litoral do
estado. O formulário eletrônico para os pesquisadores submeterem suas
inscrições ficará disponível no Sistema AgilFAP a partir desta quinta-feira
(23) até o dia 23 de abril. A previsão para divulgação dos resultados através
do site da FACEPE e Diário Oficial do Estado é 10 de junho. Já a contratação
dos projetos aprovados ocorrerá a partir de 15 junho.
"A Secti está abrindo esse edital, no valor de R$
500 mil, para pesquisadores de todo o Estado de Pernambuco e, junto ao
Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, estamos buscando um aditivo de
mais R$ 500 mil, então vamos destinar R$ 1 milhão para colocar a ciência a
serviço desse problema que está acontecendo aqui em Pernambuco", comentou
a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Vidal.
O edital é destinado a pesquisadores vinculados a institutos de ciência e tecnologia. Todos os requisitos necessários para participar estarão detalhados no site da Secti. "Esse edital vem pra trazer pesquisa para Pernambuco, já que desde 2015 estávamos sem nenhum recurso envolvido nisso.
Estamos bem felizes que agora a gente vai ter ciência na ajuda para combater esses incidentes com tubarão. Objetivamente, a gente busca com esse investimento diagnosticar as causas de incidentes com tubarão aqui no litoral, buscando novas tecnologias, monitoramento, prognóstico, formas de mitigar ou evitar esses incidentes", acrescentou Mauricélia.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.