Foi registrado em Palmares, na Mata Sul, a morte de um jovem, devido a leishmaniose. A informação foi colocada no sistema da Secretaria de Saúde de Pernambuco na última sexta, dia 24. O jovem faleceu no IMIP, no Recife.
A doença é transmitida pelo mosquito palha, de forma direta na pessoa, ou de forma indireta, através dos cães, e não é contagiosa.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância em Saúde, informou que in procedimento será de investigação se o paciente se deslocou nos últimos 2 a 6 meses a outros locais, se tem cães em casa com sintomas ou lesões de leishimaniose. Além disso, serão realizados exame nos familiares que habitavam com o paciente.
Também serão feitos exames nos cães da casa, visando a prevenção em outras pessoas.