Imagem meramente Ilustrativa / Reprodução: G1.
Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o percentual de
doações de órgãos nos últimos dois anos foi baixo, de acordo com a Secretaria
Estadual de Saúde (SES). O levantamento mostra que, nesse período, 17 doações
foram realizadas no município. Especialistas apontam que esse número poderia
ser maior, caso os transplantes pudessem ser realizados em hospitais públicos
da capital do Agreste, gerando um incentivo a população.
Os números da SES mostram que, durante o ano de 2021, 425 transplantes foram realizados na rede estadual de saúde de Pernambuco. Desse total, apenas seis doações foram feitas por doadores de Caruaru. Já em 2022, 435 transplantes foram realizados, sendo 11 deles a partir de doações efetivas da cidade. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 78 transplantes foram realizados, sendo dois deles a partir de doações do município do Agreste.
FONTE: G1.