
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: Folha-PE.
A greve dos professores da rede municipal do Recife foi decretada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em decisão publicada na noite de terça-feira (4). O desembargador José Ivo de Paula Guimarães determinou o retorno imediato dos professores às salas de aula.
O tribunal também estabeleceu uma multa diária no valor de R$ 100 mil ao Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) em caso de descumprimento da decisão judicial.
A Prefeitura do Recife defende que "nenhum professor da rede municipal do Recife recebe abaixo do piso nacional, estabelecido pelo Governo Federal em R$ 4.420,55 para o ano de 2023".
"Desde o início do ano, a Prefeitura do Recife vem realizando mesas de discussões com o Sindicato, apresentando diferentes propostas, que foram rejeitadas pela categoria", prossegue a gestão municipal.
O sindicato informou que uma nova assembleia será realizada na próxima segunda-feira (10) para "definir coletivamente os rumos do movimento".
"A decisão da assembleia foi unânime e é soberana: a greve está mantida! A greve continua e precisamos seguir mobilizados para avançar e arrancar com nossa força a reabertura das negociações", completa o Simpere.
FONTE: FOLHAPE.COM.BR.