
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: iG Saúde.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) publicou uma nota
técnica que mantém o uso de máscaras obrigatório em serviços de saúde, em
Pernambuco. A nota foi divulgada nesta quarta-feira (5), dias após a Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) flexibilizar o uso do item em
unidades de saúde.
A SES-PE orienta que o uso da máscara é uma medida de
prevenção e controle que deve ser adotada durante os períodos de sazonalidade
de doenças respiratórias que acontecem principalmente entre os meses de março e
julho.
Neste mesmo período, são frequentes registos de
doenças respiratórias como vírus sincicial respiratório (VSR), rinovírus,
influenza, adenovírus e a covid-19.
Em nota técnica, é recomendado o uso da máscara para
pacientes, acompanhantes e trabalhadores da saúde em serviços, setores e
unidades de saúde que realizam ações de triagem ou prestem qualquer assistência
em ambulatório, enfermarias, urgência, emergência, unidades de terapia
intensiva e serviços que atendem pacientes imunossuprimidos.
O uso da máscara não se torna obrigatória para os trabalhadores de saúde que trabalham em áreas administrativas de unidades de saúde sem contato com áreas assistenciais e demais pessoas que circulam nesses locais.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.