
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: UOL Notícias.
O Ministério da
Saúde ampliará, a partir desta terça-feira (25/4), a vacinação com a dose de
reforço bivalente contra a covid-19 para toda a população acima de 18 anos. A
recomendação foi divulgada na noite desta segunda-feira (24). Segundo a pasta,
cerca de 97 milhões de brasileiros podem procurar as unidades de saúde nesta
etapa que faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação.
A orientação vale para quem já recebeu pelo menos duas
doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) como esquema
primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da
última dose. Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de
reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde.
Segundo o LocalizaSUS, até o momento, mais de 10 milhões
de pessoas já estão com a proteção reforçada contra a doença, por meio da
vacina bivalente. Até a última quinta-feira (20), das doses aplicadas, 8,1
milhões foram destinadas a idosos com 60 anos ou mais.
"Eu quero conclamar a união de todos pelo nosso
Movimento Nacional pela Vacinação. É um movimento do Ministério da Saúde, dos
estados, dos municípios e toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos
retomar a confiança da população nas vacinas, é uma missão de todos nós",
apontou.
Já a secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, destacou a importância do aumento das coberturas vacinais contra a covid-19. "A vacinação é fundamental para minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença".
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.