Publicada em 15/05/2023 às 10h23.
Gripe: Brasil libera, nesta segunda (15), vacinação para todos a partir de 6 meses
Meta é vacinar 90% da população, diz Ministério da Saúde.

Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: Folha-PE.
A partir desta segunda-feira (15), toda a população
com mais de 6 meses pode tomar a vacina contra a gripe. A ampliação do público
foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (12). O objetivo,
segundo a pasta, é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do
inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.
Em Pernambuco, a imunização já foi autorizada. Cabe aos municípios criarem
estratégias e iniciarem a vacinação. A Prefeitura do Recife informou
que a rede de saúde está "se organizando". Até o momento, apenas a
cidade de Paulista, na Região Metropolitana, começou a vacinar o novo público.
“A orientação atende a pedido de estados e municípios,
que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para
operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de
80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan,
foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população”,
destacou o ministério, por meio de nota.
A vacina estava sendo aplicada apenas em idosos acima de
60 anos; crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes,
puérperas (até 45 dias após o parto); imunossuprimidos; indígenas;
profissionais da saúde e da educação; pessoas com deficiência permanente ou com
comorbidades; profissionais de transporte coletivo e portuários; trabalhadores
das forças de segurança e salvamento; trabalhadores das forças armadas e do
sistema prisional; e população privada de liberdade.
A pasta reforçou que a imunização é fundamental porque
reduz a carga da doença, sobretudo em pessoas com problemas de saúde e idosos,
prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços
de saúde. Até o fim de abril, pelo menos 253 mortes por gripe foram confirmadas
no país.
Emergência
Um aumento de mais de 108%, entre janeiro e maio deste ano, nas internações de
crianças com síndromes gripais fez com que o governo do Amapá decretasse
emergência em saúde pública no último sábado (13).
A superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente,
na capital Macapá, fez com que até salas administrativas fossem transformadas
em espaços para 32 novos leitos clínicos. O hospital também ampliou o número de
vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, de 20 para 24.
Dados da Secretaria de Saúde do Amapá indicam que, até o
fim da semana passada, a rede hospitalar pública e privada registrou mais de
190 casos de internação síndrome gripal, sendo 109 no Hospital da Criança e do
Adolescente e no Pronto Atendimento Infantil. A maioria dos pacientes tem idade
entre 7 meses e 4 anos. Do total de pacientes internados, 29 estavam entubados.
FONTE: FOLHAPE.COM.BR.
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.