Publicada em 02/06/2023 às 08h24.
Superfungo: Pernambuco confirma 7º caso de Candida auris em 2023
Paciente é um idoso de 69 anos, internado no Hospital Tricentenário, em Olinda. Secretaria de Saúde também informou que vai iniciar reabertura do Hospital Miguel Arraes, em Paulista.


Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: BBC.


Foi confirmado nesta quinta (1º) o sétimo caso de paciente com o superfungo Candida auris, neste ano, em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o paciente é um idoso de 69 anos que está internado no Hospital Tricentenário, em Olinda, no Grande Recife. Na unidade, três casos já foram notificados.


A secretaria informou ainda que, a partir da sexta (2), vai iniciar a reabertura do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, que foi fechado para novos atendimentos há dez dias.


Segundo a SES-PE:


O sétimo paciente diagnosticado com Candida auris está internado e cumprindo isolamento no setor de enfermaria;


Ele foi admitido pelo histórico de infecção no sistema urinário e não apresenta repercussões clínicas decorrentes do fungo;


O diagnóstico foi confirmado durante a realização de testes em pessoas que tiveram contato com um dos pacientes colonizados pelo superfungo. Este é o terceiro caso confirmado no hospital.


Atendimentos no Hospital Miguel Arraes serão retomados


Ainda de acordo com a secretaria estadual, os atendimentos no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, serão retomados a partir da sexta (2).


Num primeiro momento, serão liberados 56 leitos, sendo 28 de cirurgia geral e outros 28 de ortopedia.


Segundo a SES, esses leitos vão poder receber pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Leitos. O setor de emergência, no entanto, continua sem atender novos casos.


Outros seis casos confirmados


Na quarta (30), foram confirmados o quinto e o sexto casos de superfungo em 2023 em Pernambuco.


Os pacientes são uma idosa de 70 anos, que ficou internada por nove dias e já recebeu alta do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e um homem de 51 anos, internado no Hospital Tricentenário, em Olinda.


Além deles, foram notificados os seguintes casos:Idoso de 63 anos, internado no Hospital Miguel Arraes desde o dia 12 de maio, por problemas ortopédicos;Idoso de 66 anos, que foi internado no Hospital Português, privado, no Paissandu, na área central do Recife, e já recebeu alta;


Homem de 48 anos, internado no Hospital Miguel Arraes, diagnosticado no dia 11 de maio;


Idoso de 77 anos, internado no Hospital Tricentenário, em Olinda, que teve o diagnóstico no dia 14 de maio.


O que é Candida auris?


O Candida auris é um fungo identificado pela primeira vez no Japão, em 2009. Desde então, se espalhou por todos os continentes. No Brasil, chegou em 2020. Ele é caracterizado pela comunidade cientifica como um fungo mais resistente a medicamentos do que os outros.


Geralmente, não há manifestação clínica da presença do superfungo no paciente que está "colonizado" (que tem o fungo no corpo, mas não foi "infectado"). Nesta fase, não há sintomas.


Mas um machucado, uma ferida na pele ou o uso de catéter no hospital pode permitir que ele entre no corpo, atinja a corrente sanguínea e provoque uma infecção.


Em casos graves, pode prejudicar órgãos como o coração e o cérebro. Em último caso, podem levar à sepse, uma infecção generalizada capaz de matar.


Como se prevenir?


As formas de prevenção são as seguintes:


Higiene das mãos;

Uso adequado de materiais de proteção;

Limpeza do local onde estão os pacientes infectados.



FONTE: G1.



 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI