As prisões do prefeito de Catende, Otacílio Cordeiro, e de parte de seu secretariado tornou-se o assunto mais comentado nas redes sociais durante toda a manhã desta quinta-feira (02/06) nas cidades da região. Seja de opositores do governo, seja daqueles que o defendem, os internautas não deixaram o assunto passar ignorado na internet e criaram também diversos memes compartilhados.
A operação “Tsunami”, que apura irregularidades em prefeituras das Matas Norte, Sul e Agreste de Pernambuco, levou em conta os dois mandatos de Otacílio Cordeiro, pois, segundo dados apurados pelas investigações, sua gestão omitia informações sobre os vencimentos salariais de seus funcionários desde 2009. Os delitos foram comprovados através da fiscalização da Receita Federal, a partir da qual foram lavrados, em 2012, dois autos de infração, em valores calculados em R$ 1,3 milhão e R$ 5,4 milhões.
Em diversos grupos do Whatsapp, as pessoas comentam, algumas com bom-humor, outras com certa preocupação, acerca do futuro da cidade, sobretudo em ano eleitoral. Em um dos grupos a que a reportagem teve acesso, um internauta disse: “Abertura do São João em Catende começou com a saída da primeira: Unidos do 40”. Outro se mostrou mais preocupado: “Espero que não atrasem o meu pagamento”.
No Facebook não foi diferente. Internautas de Catende e de outras cidades não param de comentar o fato e a repercussão que ele pode ter nas eleições de outubro desse ano:
- “Rapaz, tá uma pegada meio GTA com CSI em Catende?”, disse um morador da cidade.
- “Calma, deixa a Justiça dizer se ele é culpado.”, comentou um amigo.
- “Tem que rir kkkkkkkkkkk, incompetente é pouco”, respondeu outro.
De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Defesa Social, "Os detalhes da investigação e o resultado detalhado da Operação "TSUNAMI" serão apresentados na sexta-feira, dia 03/06, às 09h30, no auditório da Sede Operacional da Polícia Civil de Pernambuco, em Recife.".