Governadora do estado de Pernambuco, Raquel Lyra / Foto: g1.
O Governo de Pernambuco autorizou a implementação de um novo trecho da Adutora do Agreste. Com isso, os municípios de São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus serão os próximos a receber as águas do Rio São Francisco, o que deve beneficiar diretamente cerca de 100 mil pessoas com a melhoria no abastecimento de água.
As obras, que serão realizadas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), incluem a instalação de 5 km de adutoras e estruturas auxiliares. Essas estruturas permitirão a operação dos trechos já existentes do empreendimento, que partem de Belo Jardim em direção a São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus. A conexão com o Eixo Principal da Adutora do Agreste, em Belo Jardim, possibilitará o recebimento das águas da Barragem do Ipojuca, situada em Arcoverde. A obra custará um total de R$ 27 milhões.
A iniciativa promete transformar significativamente o abastecimento de água nas duas cidades, que atualmente enfrentam um esquema de rodízio. Em São Bento do Una, a situação é ainda mais crítica, com um regime de um dia com água para 25 dias sem. A Compesa espera reduzir esse intervalo para seis dias com a finalização do novo trecho da adutora.
FONTE: CBN RECIFE.