Curso capacita 588 profissionais de saúde de Pernambuco / Foto: Folha PE.
Teve início nesta segunda-feira (23) um curso de capacitação para profissionais de saúde em Pernambuco, visando aprimorar a detecção precoce do câncer em crianças e adolescentes. O programa envolve 588 trabalhadores dos serviços de saúde, começando pela região metropolitana do Recife, com um ciclo completo de formação que se estenderá por quatro anos.
Nesta fase inicial, os participantes são das unidades de pronto atendimento (UPAs) e da atenção básica da Gerência Regional de Saúde 1 (Geres-1), onde se concentram a maioria dos serviços oncológicos. Entre os municípios abrangidos estão Recife, Olinda, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho.
O câncer, embora considerado uma doença rara, lidera as causas de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. A detecção precoce é crucial para aumentar as chances de cura. Carol Motta, gerente de oncologia infantojuvenil do Instituto Desiderata, destaca a importância de fortalecer a rede de cuidado para reverter o cenário de diagnósticos tardios.
O “Curso de Formação para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Pernambuco” é liderado pelo Instituto Desiderata, com apoio do St. Jude Children Hospital (EUA) e da Organização Panamericana de Saúde (Opas). O curso integra a “Estratégia de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Pernambuco”, que inclui capacitação, organização de fluxos de encaminhamento e monitoramento dos casos.
Além da parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e o Ministério da Saúde, um Comitê Estratégico foi criado para auxiliar na definição de protocolos de encaminhamento de crianças e adolescentes para diagnóstico e tratamento do câncer.
FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO.