Diretor-geral do TRE, Orson Lemos / Foto: g1.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) informou que a ocorrência de prisão registrada na manhã deste domingo (6), durante a votação do 1º turno das eleições municipais, foi de seis homens suspeitos de coagir eleitores com uso de violência ou grave ameaça no interior do estado. Eles foram encaminhados para audiência de custódia.
A informação foi divulgada durante entrevista coletiva na sede do tribunal, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. De acordo com o diretor-geral do TRE, Orson Lemos, o caso aconteceu no município de Vertentes, no Agreste de Pernambuco.
Os suspeitos foram conduzidos pela Polícia Civil para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste.
"Essa ocorrência foi de seis homens detidos pela tipificação do Artigo 301 do Código Eleitoral, que seja 'o uso de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar ou deixar de votar', e pelo Estatuto do Desarmamento também, por porte ilegal de arma de fogo, que foi encontrada entre as seis pessoas detidas", contou Orson Lemos.
O TRE, no entanto, não detalhou como ocorreu esse crime, nem quem são as pessoas presas.
Ainda segundo o diretor-geral do TRE, a audiência de custódia não pode ser realizada pelo juiz da comarca local e, por isso, foi feito um sorteio na região para definir quem iria avaliar as condições da prisão. O juiz sorteado foi Leon Elias Nogueira Barbosa, de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.
Orson Lemos disse, ainda, que a audiência de custódia começou na tarde deste domingo e é realizada em formato virtual. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações se os homens tinham sido liberados na audiência ou se seguiram para algum presídio.
Urnas substituídas
Também durante a coletiva de imprensa, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, George Maciel, disse que o número de urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas em Pernambuco subiu de 150 para 206.
Isso representa 0,85% do total de urnas usadas em todo o estado. Segundo ele, o percentual deste ano ainda é menor que o registrado nas eleições de 2020, em torno de 2%.
Nos maiores colégios eleitorais do estado, onde é possível ter segundo turno, o balanço de urnas substituídas foi de:
Recife: 14 urnas;
Caruaru: 13 urnas;
Jaboatão dos Guararapes: 12 urnas;
Olinda: 7 urnas;
Paulista: 6 urnas;
Petrolina: 3 urnas.
FONTE: FOLHA PE.