Publicada em 18/11/2024 às 08h41.
Vacinas contra o sarampo evitam cinco mortes por segundo, mas casos aumentam globalmente, alerta OMS
Organização destaca importância da cobertura vacinal para prevenir surtos, enquanto Brasil celebra status de país livre da doença

Zé Gotinha / Foto: Divulgação.       


 A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, nesta semana, que as vacinas contra o sarampo têm salvado cerca de cinco vidas por segundo desde o ano 2000, mas alertou sobre o aumento alarmante de casos da doença em 2023.


De acordo com dados da entidade, aproximadamente 10,3 milhões de pessoas foram afetadas pelo sarampo no último ano, um aumento de 20% em relação a 2022.

 

Desafios na imunização


A OMS aponta que a causa principal do aumento de casos é a cobertura vacinal insuficiente, com mais de 22 milhões de crianças deixando de receber a primeira dose da vacina contra o sarampo em 2023. O número de crianças que completaram o ciclo de vacinação com a segunda dose foi de apenas 74%, abaixo da meta global de 95% para prevenir surtos.


Brasil como exemplo


Apesar do aumento global dos casos, o Brasil foi certificado como país livre do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) após cinco anos sem registros da doença. A última ocorrência no país foi em 2022, no Amapá. O Ministério da Saúde destaca que o sarampo continua sendo uma doença evitável e reitera a importância da vacinação para proteger crianças contra complicações graves como cegueira e encefalite.

 

A OMS reforça a necessidade de campanhas globais para garantir a imunização universal e evitar os danos causados por uma das doenças mais contagiosas do mundo.



FONTE: FOLHA PE.




Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI