Em apenas 48 horas, o aplicativo que visa mapear os tiroteios na cidade do Rio de Janeiro mostrou para que veio. Disponibilizado pela Anistia Internacional nessa última terça-feira (05), o Fogo Cruzado já registrou mais de 208 tiroteios ou disparos com armas de fogo somente nos dois primeiros dias após seu lançamento, deixando claro o quanto a violência urbana na capital fluminense é preocupante.
E tudo isso a poucas semanas do início das Olimpíadas. Os números foram revelados pela própria Anistia na página oficial do aplicativo no Facebook e fazem parte do levantamento colaborativo feito pelos usuários.
A ideia do serviço é permitir que a própria população informe quando alguma ação armada acontecer em seu bairro para que esse dado seja contabilizado nos sistemas da organização, além de informar outros usuários sobre a falta de segurança na área.
Tanto que uma das propostas do app é utilizar esses dados para compreender melhor o impacto da violência urbana no cotidiano das pessoas. Isso sem falar que, ao mapear essas ações criminosas e apresentar a frequência com que elas ocorrem, a população tem em mãos uma enorme ferramenta para pressionar as autoridades na hora de exigir por políticas públicas relacionadas à segurança nas regiões mais afetadas pelos tiroteios.
R7