Publicada em 09/12/2015 às 11h26.
Fiéis lotam ruas de Palmares em procissão de Nossa Senhora da Conceição dos Montes
Tema desse ano é “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 3 mil pessoas estiveram presentes.

Milhares de fiéis de diversos municípios da Mata Sul de Pernambuco participaram, na tarde desta terça-feira (08/12), da missa e da procissão em homenagem ao dia de Nossa Senhora da Conceição dos Montes. O tema desse ano é “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia!”, como referência ao “Ano da Misericórdia” oficializado pelo papa Francisco em Roma.


A missa teve início às 15h10, com a presença de centenas de devotos dentro e fora da igreja. O cortejo saiu pelas ruas do centro da cidade por volta das 16h. A multidão seguiu o belo altar ornamentado com a imagem da padroeira por diversas ruas do município, entoando hinos à padroeira. Entre os fiéis, havia pessoas tanto da Mata Sul pernambucana quanto da Mata Norte de Alagoas.


Para o padre Bráulio, pároco da Paróquia de Santa Luzia, o evento é de fundamental importância para o calendário católico da região e tem superado as expectativas ano a ano:


- “Essa procissão já se tornou uma tradição na região. Todos os anos as pessoas vêm de suas cidades para prestigiarem o evento. Esse ano não é diferente e tenho certeza que foi uma festa muito bonita”, declarou o padre.


Para Dom Henrique Soares da Costa, bispo da Diocese de Palmares, mesmo sendo apenas a segunda vez que ele participa da festividade no município, a participação ativa da comunidade local e de municípios da região já conseguiu surpreendê-lo:


- “Essa é a segunda vez que participo da procissão, mas sempre ficou surpreso, porque é comum vermos uma adesão forte de várias cidades no Sertão, aqui na Mata Sul não costuma fazer parte da cultura. Que bom que isso está mudando”, disse o bispo.


PRESENÇA DA JUVENTUDE


O destaque desse ano foi a boa presença da juventude no evento. Centenas de jovens se reuniram em todos os dias da programação, iniciada no dia 28 de novembro. Para a estudante Marta Roberta, isso não é uma surpresa. Participante há vários anos, ela entende que esse tem sido um movimento comum na Igreja e demonstra que ela está se preparando para o futuro:


- “Já participei por vários anos da caminhada a Nossa Senhora e sempre vejo muitos jovens nas festividades. A juventude é o futuro da Igreja e isso nunca irá mudar.”, afirmou.


 

De acordo com dados oficiais da Defesa Civil, cerca de 3 mil pessoas compareceram à procissão. Nenhum incidente violento foi registrado. Guardas do DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) bloquearam as ruas e oficiais da Polícia Militar garantiram a segurança dos transeuntes. 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI