Publicada em 09/12/2015 às 13h01.
Bateria de sódio para notebook é até seis vezes mais durável; entenda
Segundo um estudo conduzido pela RS2E, que reúne pesquisadores e representantes da indústria do setor

Cientistas criaram o primeiro protótipo de bateria para notebooks que usa sódio no lugar do lítio para gerar carga elétrica. Segundo um estudo conduzido pela RS2E, que reúne pesquisadores e representantes da indústria do setor, a nova tecnologia é capaz de revolucionar a alimentação energética de dispositivos portáteis graças a um aumento considerável na durabilidade, que pode chegar a até seis vezes ao de baterias comuns usadas atualmente.


Os resultados de testes apontam, por exemplo, que baterias de íons de sódio duram até 2 mil ciclos, contra, em média, 300 a 500 ciclos oferecidos por modelos que usam íons de lítio.


Bateria de sódio rende até 2 mil ciclos, muito mais do que qualquer modelo feito com lítio (Foto: Divulgação)
Bateria de sódio rende até 2 mil ciclos, muito mais do que qualquer modelo feito com lítio (Foto: Divulgação)


Além disso, é a primeira vez que se consegue obter uma células de sódio no formato 18650, importante tanto para a indústria de eletrônicos, na aplicação em notebooks, quando para a indústria automotiva, para a fabricação de carros elétricos, como o Model S, da Tesla.


Os pesquisadores não divulgaram como a tecnologia funciona. Só se sabe as dimensões do formato 18650, que compreende um células cilíndricas com 1,8 cm de diâmetro e 6,5 cm de altura, além da performance, que chega a 90 watt-hora/kg.


Acredita-se que a geração de energia com íons de sódio pode render ainda mais, ultrapassando o limite de 2 mil ciclos e oferecendo, em um futuro próximo, baterias que não precisam ser trocadas por muito tempo. Ainda não há, porém, previsão para que a tecnologia chegue ao mercado. 

 

Techtudo

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI