Publicada em 12/08/2016 às 11h40.
Aprenda a fazer fotos em movimento com uma câmera DSLR
Cenas em movimento podem ser totalmente congeladas usando a configuração correta da câmera.

As câmeras DSLR permitem que o usuário controle diversos parâmetros antes de fazer uma foto. Entre as opções, é possível configurar a câmera para captar pessoas e objetos em movimento. Para esse tipo de imagem, o uso do foco automático é recomendado, assim como a configuração certa da abertura de diafragma e nível de ISO da câmera. Outro efeito possível para captar movimento é o panning - técnica em que o fotógrafo segue o objeto em movimento. 


Congelando a cena


Cenas em movimento podem ser totalmente congeladas usando a configuração correta da câmera. Para obter esse efeito, é necessário manter o diafragma aberto e rápida abertura do obturador. 


Foto de trapezistas com movimento congelado (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Foto de trapezistas com movimento congelado (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

A foto abaixo foi obtida com o diafragma 5.6, obturador 1/126 e ISO 3200 (alto, já que a foto foi feita em local escuro). A configuração foi suficiente para congelar o movimento das trapezistas. Quando estiver mais próximo da cena, diminua ainda mais a abertura de diafragma. 


Rastro de movimento em pessoas e objetos em movimento


Captar o movimento em toda a cena pode gerar imagens borradas, mas que, ao mesmo tempo, transmitem a sensação de velocidade. Para tirar uma foto com rastro de movimento, se afaste da cena, configure uma grande abertura de diafragma, velocidade de obturador mais lenta e ISO menor. A foto abaixo está com diafragma 5.6, obturador 1/20 e ISO 3200 (cena escura).


Rastro de movimento captado com uma câmera DSLR (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Rastro de movimento captado com uma câmera DSLR (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Rastro no fundo do objeto em movimento – Panning


Um efeito muito conhecido é o panning, utilizado por fotógrafos que cobrem eventos esportivos, como corridas de carro e motocicletas. Para obter sucesso nesse estilo de fotografia, é importante saber a técnica que devemos usar.


O panning só dá certo se o fotografo seguir o movimento do objeto principal da cena. Se tiver um carro de corrida passando, mantenha o foco nesse objeto e siga-o com a câmera. A foto deve ser feita enquanto o veículo passa.


Foto com o efeito de movimento panning (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Foto com o efeito de movimento panning (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Use abertura de obturador lenta, a partir de 1/40. Faça testes e continue configurando a velocidade do obturador até achar o efeito desejado. A foto abaixo tem diafragma 8.0, obturador 1/30 e iSO 200.

 

 

 

Techtudo

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI