Publicada em 14/10/2015 às 10h32.
Arqueólogos da UFPE descobrem sítio pré-histórico em Araçoiaba
O lugar, na terras da Usina São José, era usado como oficina por povos nômades para o fabrico de lâminas feitas de quartzo hialino

Arqueólogos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) descobriram em Araçoiaba, município da Região Metropolitana do Recife, vestígios de grupos caçadores que viviam por aqui muito antes dos índios e da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500. Os principais indícios da presença dos povos nômades no sítio pré-histórico são fragmentos de raspadores e lâminas feitos de quartzo hialino encontrados debaixo de um canavial.


“É o que chamamos hoje de instrumentos de cozinha, seriam as facas do passado. A lâmina era usada para tirar a pele e cortar os nervos dos animais”, explica o arqueólogo Grégoire Van Havre, um dos coordenadores da pesquisa. “Localizamos, pela primeira vez, o que seria a oficina onde eles lascavam o cristal para fabricar as peças”, afirma a arqueóloga e coordenadora dos trabalhos, Cláudia Oliveira.

Durante a pesquisa de campo, encerrada sexta-feira passada (9), foram resgatados de mil a 1,5 mil pedaços de quartzo. Pelos cálculos iniciais, 5% a 10% desse volume correspondem às facas – uma lasca de um lado e retoques do outro, criando o gume. “Houve uma ocupação intensa na área, mas não podemos dizer ainda quando isso aconteceu e nem por quanto tempo”, declara Grégoire Van Havre.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI