Publicada em 19/12/2015 às 09h59.
Operação Verão vem aí para inspecionar embarcações: Pernambuco tem 12.081
O principal alvo são as transportes utilizados para esporte, recreio e os de passageiros.

Está bem pertinho. A partir do próximo dia 24 de dezembro, começa em Pernambuco a Operação Verão. E não estamos falando de rodovias, mas das águas. Informação é da Capitania dos Portos, que vai reforçar ações de fiscalização do tráfego aquaviário em todo o litoral do Estado, e também no Arquipélago de Fernando de Noronha, que fica a 545 quilômetros do Recife. Serão 84 militares, 14 embarcações e cinco viaturas, fiscalizando todo o litoral, que tem quase 200 quilômetros de extensão. Capitania informa que um dos principais focos da operação é conscientizar condutores de embarcações sobre as normas de segurança na navegação. O objetivo é evitar acidentes. O principal alvo são as transportes utilizados para esporte, recreio e os de passageiros.


Ao longo de 2015, a Capitania realizou uma série de palestras em marinas, iates clubes, e até em colônias de pescadores, para ampliação de conhecimentos sobre navegação. Também houve oficinas para prevenção de poluição hídrica. Durante a Operação Verão, serão fiscalizados: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, coletes salva-vidas e bóias,  extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e estado da embarcação. Cumprimento das normas de segurança também será observado. Irregularidades podem render multas que vão de R$ 40 a R$ 3.200.


Pernambuco possui hoje 12.081 embarcações inscritas na Capitania. No verão passado, a Operação Verão inspecionou 3.396 embarcações, sendo que 272 foram notificadas e 25 apreendidas. No período, um acidente foi notificado, com uma vítima fatal, na Praia dos Carneiros, Litoral Sul de Pernambuco. Dois outros acidentes foram observados. Mas sem vítimas fatais. No Estado, a maioria das embarcações – 6.982 – são de esporte e recreio. Em segundo lugar, ficam as de transporte de passageiros, 420 sendo 332 de apoio ao turismo. As de pesca somam 1.895. Qualquer cidadão que constatar alguma irregularidade envolvendo esse tipo de transporte deve ligar para (81) 3424711 ou se comunicar pelo e-mail ouvidoria@cpp.mar.mil.br.

 

JC

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI