Publicada em 20/12/2015 às 10h46.
UFPE é a sexta melhor universidade federal do país
O anúncio dos dados do Enade 2014 foi feito nesta sexta

A Universidade Federal de Pernambuco está bem avaliada quando o assunto é graduação nas análises feitas pelo Ministério da Educação (MEC) em relação ao ano de 2014. A avaliação pondera o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC). O anúncio dos dados do Enade 2014 foi feito, nesta sexta, em Brasília, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. 



“Considerando as 16 maiores instituições federais de ensino superior, ficamos na posição seis. Ganhamos duas posições em relação ao ano anterior”, explica o reitor Anísio Brasileiro. Os cursos de Engenharia Civil, Física e Química, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), e Química/Bacharelado (campus Recife) – obtiveram o conceito 5 no CPC, enquanto 12 cursos alcançaram o conceito 5 no Enade. Foram eles: Sistemas de Informação, Engenharia Naval, Ciência da Computação, Artes Visuais, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Física/Bacharelado, Química/Bacharelado, do campus Recife; e Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Pedagogia e Química, do CAA.


 
A Universidade manteve o conceito 4, pelo sétimo ano consecutivo, no Índice Geral de Cursos (IGC) e conseguiu o índice de 3,7468 no IGC contínuo, calculado com base no CPC e na nota Capes dos cursos da pós-graduação, sendo o maior IGC contínuo já obtido pela UFPE desde que o índice foi criado em 2007.

 


 
Ao todo, foram avaliados 42 cursos no Enade e 38 obtiveram conceito CPC, sendo quatro cursos com conceito 5, 17 cursos com conceito 4, 16 cursos com conceito 3 e um curso com conceito 2.


 
Na avaliação do Enade, 15 cursos alcançaram conceito 4: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas/Bacharelado, Ciências Biológicas/Ciências Ambientais, Ciências Biológicas/Licenciatura, Ciências Sociais/Bacharelado, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Filosofia/Bacharelado, Letras/Bacharelado e Licenciatura, Letras/Português, Pedagogia e Química/Licenciatura, do campus Recife; e Matemática e Física, do Centro Acadêmico do Agreste.


 
Obtiveram o conceito 3 no Enade 14 cursos: Ciências Sociais/Licenciatura, Educação Física/Licenciatura, Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica/Eletrônica, Engenharia Química, Filosofia/Licenciatura, Física/Licenciatura, Geografia/Bacharelado, Geografia/Licenciatura, História/Licenciatura, Matemática/Bacharelado, Matemática/Licenciatura e Música, do campus Recife; e Ciências Biológicas, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV).


 
Atualmente, a prova do Enade só é realizada a cada três anos por estudantes concluintes de um curso. Isso porque o MEC divide os cursos de curso de ensino superior em três grupos, de forma que só um grupo é avaliado por ano. Em 2013, apenas 13 cursos da UFPE foram avaliados, em sua maioria da área de Saúde, sendo o mesmo quantitativo de cursos avaliados em 2012, a maioria de Ciências Humanas.

 

DP

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI