A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil foi acionada para a Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, na tarde deste domingo (20). De acordo com informações publicadas pelo jornal O Globo, moradores da comunidade encontraram ao menos sete corpos numa área de mata na favela. Ainda segundo a publicação, os moradores disseram que os cadáveres tinham marcas de tiros e aparentemente foram executadas.
Desde este sábado (19), ocorrem intensos tiroteios na Cidade de Deus. No início da noite de sábado, um helicóptero da Polícia Militar caiu próximo à entrada da comunidade e quatro policiais que estavam na aeronave morreram na queda.
Também neste domingo, de madrugada, pelo menos três pessoas foram presas e outra ficou ferida na madrugada durante operação policial.
A ação começou nas primeiras horas do dia e foi determinada após a queda da aeronave. Além dos presos - um homem com armas, um com trouxinhas de maconha e outro com um rádiotransmissor - outros três foram levados para a delegacia para averiguações.

Imagens áereas feitas pelo GloboCop mostraram policiais em vários pontos da comunidade na manhã deste domingo, com apoio de um veículo blindado e uma barricada em chamas. O policiamento estava reforçado também nos acessos à comunidade durante a manhã.
Na entrada pela Estrada do Cabinal nem moradores entravam de carro e, os que saíam, tinham os veículos revistados. A opção era dar a volta pela Edgar Werneck.
Segundo o secretário de Segurança, Roberto Sá, a operação na Cidade de Deus será por tempo indeterminado.
Durante a operação, de madrugada, foram apreendidos três fuzis e duas pistolas, com um suspeito. Outro homem que estava com um rádiotransmissor também foi preso. Ele e o material apreendido foram encaminhados para a 32ª DP (Taquara).
De manhã, outro homem foi preso em flagrante com trouxinhas de maconha na localidade conhecida como Conjunto Itamar Franco e foi encaminhado para a mesma delegacia.
Segundo a polícia ele tem passagens por porte ilegal de arma e associação ao tráfico. Por volta das 10h, a GloboNews também fez imagens de três pessoas sendo conduzidas para a delegacia. Até o começo da manhã, não havia informações sobre a pessoa ferida durante a operação policial.
Quatro policiais mortos
Os corpos dos quatro policiais mortos chegaram por volta das 0h30 ao Instituto Médico-Legal, no Centro do Rio. Identificados como Major Rogério Melo Costa, de 36 anos, capitão William de Freitas Schorcht, 37, subtenente Camilo Barbosa Carvalho, 39, e sargento Rogério Felix Rainha,39, eles morreram na hora com a queda do helicóptero.
A queda ocorreu no começo da Avenida Ayrton Senna, perto do acesso à Linha Amarela. A aeronave participava de uma ação do Comando de Operações Especiais (COE) da PM em apoio à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local. Desde o começo do sábado, a Cidade de Deus foi palco de intensos tiroteios entre criminosos e os policiais da UPP.
O momento em que o helicóptero começa a perder força foi filmada por pessoas que estavam nas proximidades. O coordenador de Comunicação Social da Polícia Militar, Major Ivan Blaz, disse no sábado que "tudo indica que o helicóptero fez um pouso forçado".
A Delegacia de Homicídios da Capital (DH) foi ao local para apurar as circunstâncias da queda da aeronave.

