Publicada em 02/12/2016 às 23h17.
Em PE, mais de 17 mil feras devem fazer o Enem neste fim de semana
O estudante deve levar um documento original com foto válido e caneta esferográfica preta fabricada em material transparente.

Em Pernambuco, 17.155 feras devem fazer a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (3) e no domingo (4). No Estado, os inscritos são esperados em 20 locais de prova distribuídos em oito cidades e o esquema de horários será igual ao da primeira aplicação; os portões abrem às 11h, fecham às 12h e as provas se iniciam às 12h30, no horário local. Os candidatos que ainda não consultaram o cartão de confirmação de inscrição, podem faze-lo através da página do participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.


O estudante deve levar um documento original com foto válido e caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. É proibido o uso de qualquer equipamento eletrônico. Celulares devem ser desligados e colocados dentro em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador.


Gabarito e resultado

Os gabaritos das provas serão divulgados na próxima quarta-feira (7) na “página do participante” e por meio do aplicativo Enem 2016 do Ministério da Educação (MEC). Os resultados estarão disponíveis para todos os candidatos, tanto os que fizeram a primeira quanto os que participaram da segunda aplicação, no dia 19 de janeiro.


Segunda aplicação

De acordo com o Inep, ao todo, as provas serão aplicadas em 165 municípios e 418 locais de prova. Não haverá exame apenas em quatro estados: Roraima, Acre, Amazonas Amapá.


Do total de candidatos que farão a segunda aplicação (277.624), 273.521 (98,52%) não puderam participar do Enem regular por causa das ocupações em escolas, universidades e institutos federais, e 4.103 (1,47%) foram afetadas por contingências como a interrupção do fornecimento de energia elétrica.


Minas Gerais tem o maior número de inscritos para a segunda aplicação: 72.302 pessoas. Outras unidades federativas que se destacam são o Paraná (43.617), a Bahia (37.927), o Espírito Santo (23.486), Pernambuco (17.155) e o Rio de Janeiro (16.451).


As provas serão diferentes daquelas aplicadas no início do mês, mas manterão o nível de dificuldade, o que, de acordo com o Inep, garantirá a isonomia entre os candidatos.


Vazamento

Ontem (1º) o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) divulgou relatório da Polícia Federal no qual a PF constata que as provas do Enem vazaram para pelo menos dois candidatos, que foram presos e estão eliminados do exame. O MEC afirma que o exame não será cancelado e que a punição se restringirá aos envolvidos. O MEC garante ainda que a aplicação neste final de semana está mantida.


Segunda aplicação em números


Inscrições


Inscritos: 277.622


Solicitação de uso de nome social: 8


Atendimentos especializados: 2.928


Atendimentos específicos: 6.757


Aplicação


Unidades da Federação: 23


Municípios: 165


Locais de prova: 418


Salas: 7.139


Equipe envolvida


Coordenadores estaduais: 20


Coordenadores municipais: 165


Coordenadores de local: 442


Assistentes de coordenador de local: 442


Chefes de sala e aplicadores: 14.278


Fiscais volantes: 1.361


Fiscais de banheiro: 1.945


Apoio: 1.556


Materiais impressos


Provas: 560.440


Provas especiais: 5.766


Materiais administrativos: 1.774.680


Malotes de prova: 2.490

 

 

 

Folha PE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI