Siorge Jerônimo Ramos, 24 anos, tem um compromisso nesta terça-feira, a partir das 12h30: participar do primeiro dia de provas do Enem para candidatos privados de liberdade. Recluso há quatro anos no Presídio de Igarassu, no Grande Recife, Siorge é um dos 171 inscritos da unidade prisional. Em Pernambuco são 1.017 participantes, de um universo de 54.358 em todo o Brasil.
As provas de hoje, ciências humanas e ciências da natureza, vão das 12h30 às 17h, no horário de Pernambuco. Na quarta-feira, serão realizados testes de matemática, linguagens e redação, com 5h30 de duração.
“Estou mais confiante na prova de matemática”, diz Siorge. Para se preparar para o Enem, ele estudou cerca de seis horas por dia, na escola do presídio e na cela. “Também tive na escola um preparatório para o Enem, onde participei de um aulão”, conta o rapaz.
Aposta que, ao participar do Enem, terá chances de melhorar de vida quando sair da prisão. “Quero mudar minha vida e alcançar novos objetivos. Quando eu sair daqui desejo uma vida melhor para mim”, diz Siorge.
Jc Online