Publicada em 17/12/2016 às 10h46.
Violência sexual atinge mais de 30 milhões de mulheres
Pesquisa do Instituto Patrícia Galvão aponta que, para maioria das entrevistadas, machismo motiva ocorrências.

Cerca de 30 milhões de brasileiras já foram vítimas de violência sexual. O dado faz parte de um estudo do Instituto Patrícia Galvão divulgado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Segundo a pesquisa, 39% das entrevistadas afirmou ter sido alvo de violência. As informações são do Portal Brasil.


A pesquisa mostrou que 73% da população concorda que a violência sexual é praticada por algum conhecido próximo da vítima. Para 74% dos entrevistados, esse comportamento é reforçado pela mídia. A opinião de que "é preciso ensinar os homens a respeitar, e não as mulheres a temer”, foi quase unanimidade entre os entrevistados: 96% concordam com a colocação.


Mais da metade das mulheres - 69% - atribuíram ao machismo os casos de violência sexual. Contudo, 42% alegaram que são as mulheres quem provocam as situações de violência.


A maioria da população reconhece como violência sexual os seguintes atos: ter fotos ou vídeos íntimos divulgados sem a sua autorização (92%), ser seguida na rua ou em outros locais por um homem que demonstrou ter interesse sexual (91%), ser procurada insistentemente por telefone ou rede social por um homem que demonstrou ter interesse sexual (87%) e ouvir comentários ou cantadas que a deixem com medo (84%).


A instituição ouviu mil pessoas de ambos os sexos, maiores de idade, em 70 municípios de cinco regiões, no período de 6 a 19 de julho deste ano.

 


Notícias ao Minuto

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI