Publicada em 13/01/2016 às 09h36.
“Celular” de 800 anos é encontrado e levanta teorias da conspiração
A polêmica envolve um item que se parece muito com um celular antigo, semelhante a um Nokia 3310.

O OPArt (out-of-place artifacts) ou “Artefatos Fora de Lugar” são itens encontrados por arqueólogos, mas que estão fora de contexto. Nós já listamos diversos objetos que foram desenterrados e parecem não pertencer ao local em que foram encontrados. Dessa vez, a polêmica envolve um item que se parece muito com um celular antigo, semelhante a um Nokia 3310, mas que tem 800 anos de idade.


O objeto, que data do século 13, foi encontrado em um sítio arqueológico em Fuschl am See, na Áustria, e está levantando debates por toda a internet, dos mais exagerados aos mais críveis. A maior probabilidade é de que as imagens reveladas não passem de uma farsa elaborada, mas isso não impediu que as teorias da conspiração surgissem nos fóruns e sites.


O que mais chama atenção na suposta foto é que o artefato tem semelhançascom um celular, com teclado “numérico” (afinal, as gravuras não são nem um pouco próximas às dos numerais arábicos) e até mesmo algo que lembra um pequeno display.

 

 

Viagens no tempo, visita de aliens ou uma pegadinha bem-feita?

Vamos começar pela explicação mais simples: a falta de informações sobre a escavação e a semelhança extrema com um celular da Nokia leva a acreditar que se trata de uma pegadinha ou uma farsa feita para circular pela internet. Entretanto, há outras possibilidades.

 

 

Alguns caçadores de OVNIs estão considerando o artefato como uma evidência de que aliens visitaram a Terra no passado. Além disso, há pessoas que pensam outra coisa: que a viagem no tempo existe e isso é uma das provas irrefutáveis.


Alguns veículos apontam que a escrita no “teclado” do aparelho seria sumeriana (uma cultura que é frequentemente relacionada com alienígenas). Alguns canais do YouTube, como o Paranormal Crucible, postaram vídeos sobre o assunto, que tem repercutido bastante na internet.

 


Uma das possíveis falhas da teoria é que a escrita sumeriana começou no centro do continente asiático, e não faria sentido um objeto como esse surgir na Áustria. Entretanto, esse mesmo “fato” também colabora com hipótese de que tecnologia avançada poderia ter sido usada para colocar o artefato no sítio de escavação.

 

Artefatos Fora de Lugar são frequentemente vistos com maus olhos por acadêmicos, mas são apreciados por amantes da teoria da conspiração e entusiastas por OVNIs. Se o objeto é real ou não, por enquanto não é possível saber, mas a internet com certeza falará muito sobre o assunto nos próximos dias.



FONTE: Daily Mail/ELLIE ZOLFAGHARIFARD

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI