Publicada em 15/03/2017 às 08h48.
Senado vai votar a proibição dos limites de dados para internet fixa
Se o projeto for aprovado no Senado, ele deve então passar pela Câmara para ser avaliado.

(Foto: Flickr/Megan Elizabeth Morris)

 

O caso das franquias limitadas de banda larga fixa está no caminho de ter uma conclusão. De acordo com o presidente do Senado Federal Eunício de Oliveira (PMDB-CE), o projeto de lei entrou na pauta do plenário da casa para ser votada ainda nesta semana.


 

Ele é autor do PLS 176/2016, um dos dois projetos similares que trazem a mesma proposta, que proíbe a venda de planos de banda larga fixa que ofereçam franquias de dados, que forçariam o assinante a pagar para obter mais gigabytes para continuar navegando. O outro projeto, 174/2016, é de autoria de Ricardo Ferraço (PSDB-ES).


 

Em ambos os casos, os senadores pedem a alteração do Artigo 7º do Marco Civil da Internet, que trata sobre os direitos dos cidadãos online. O PLS de Eunício de Oliveira pede a inclusão do inciso XIV, que determina a “não limitação no volume de dados das conexões fixas”, enquanto o projeto de Ferraço fala sobre garantir “a não implementação de franquia limitada de consumo nos planos de internet banda larga fixa”. Basicamente a mesma coisa, portanto.


 

Se o projeto for aprovado no Senado, ele deve então passar pela Câmara para ser avaliado. Se os deputados também se mostrarem favoráveis, ficará a cargo do presidente Michel Temer sancionar a lei.


 

O tema das franquias de banda larga fixa ganhou notoriedade no ano passado, com direito a grandes campanhas populares contra a prática por parte das operadoras. A pressão foi tanta que a Anatel precisou intervir no caso, emitindo medida cautelar que proíbe por tempo indeterminado a imposição de planos de dados limitados. Juarez Quadros, presidente da agência desde outubro do ano passado, afirma que discutir o tema não está entre as prioridades no momento.

 

 

Olhar Digital

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI