O governador Paulo Câmara inaugurou na tarde desta última quinta-feira (30) o Sistema Adutor do Pirangi em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A solenidade foi realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) no bairro Petrópolis.
A iniciativa vai melhorar o abastecimento de água na região e beneficiar mais de 800 mil pessoas. Além disso, vai ajudar a preservar o rio Prata, em Bonito. "A água vem do rio Pirangi direto para a estação de tratamento e depois vai para as casas. Hoje o Prata conta com apenas 14% da capacidade", afirma o gerente regional da Compesa, Mário Heitor.
Paulo Câmara destacou que a obra saiu mesmo com o aumento da crise. "Em 2015 e 2016 a obra da adutora praticamente parou e tivemos que correr. Sabíamos que as dificuldades iriam aumentar, e podemos não ter chuva em 2017, mas temos que prever o pior cenário. A obra vai servir para amenizar o sofrimento da população. Pirangi está funcionando e vamos fazer ampliações no Prata", afirmou.
O projeto
O Sistema Adutor do Pirangi é fruto de uma parceria entre o Governo de Pernambuco, a Compesa e o Banco Mundial. Foram investidos mais de R$ 60 milhões.
G1