Quase 2 mil servidores entre aposentados e pensionistas vinculados ao estado de Pernambuco podem ter o benefício bloqueado neste mês de abril. Trata-se do processo de atualização cadastral não cumprido por essa fatia de beneficiários, que corresponde a quem faz aniversário em janeiro e não realizou o recadastramento até 25 de março. O alerta é da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), que faz o apelo para evitar o transtorno do bloqueio.
Dos 7.473 segurados, compareceram 5.533 pessoas para realizar o recadastramento, um recorte de 74% do total. A necessidade de atualização de dados é obrigação, conforme regra estabelecida pelo Decreto nº 43.734, de 9 de novembro de 2016, disponível no site Funape (www..funape.pe.gov.br).
O recadastramento ocorre em qualquer agência Bradesco do país e segue a regra: sempre de 11 a 25 do mês do aniversário do segurado. Quem fez aniversário em janeiro e não se recadastrou no mês teve um prazo de 60 dias além do período regulamentar e quase 2 mil não validaram os dados.
“A Funape faz um apelo para que todos os retardatários compareçam ao banco Bradesco evitando o bloqueio do pagamento e o transtorno”, disse o diretor de Previdência Social, Maurício Benedito.
Documentos necessários do aposentado ou pensionista para recadastramento:
- RG civil ou militar
- CPF
- Comprovante de residência emitido, no máximo, há três meses (no próprio nome ou no de alguém com quem resida)
Atenção: Recadastramento por meio de procurador ou curador do aposentado; tutor ou genitor do pensionista; além de dependentes do aposentado, exige documentação específica. Consultar em www.funape.pe.gov.br
Fonte: Funape
Diario de PE