Publicada em 24/04/2017 às 14h33.
Bancos não funcionam nas próximas sexta e segunda-feira; veja como pagar suas contas
Bancários decidiram paralisar as atividades por 24 horas no dia 28 em ato nacional. No dia 1º as portas fecham devido ao Dia do Trabalhador.

Canais alternativos de pagamento, como caixas eletrônicos, podem ser usados no período / Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

Canais alternativos de pagamento, como caixas eletrônicos, podem ser usados no período
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem
JC Online

 

Os bancários de Pernambuco decidiram, na última semana, aderir à greve geral que ocorrerá em todo o País na próxima sexta- feira. O ato - que está sendo organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais contra medidas do governo federal - será sucedido pelo feriadão do Dia do Trabalhador, portanto, quem tem contas com vencimento entre os dias 28 de abril e 1º de maio deve ficar atento para não pagar multa por atraso, já que será mais difícil quitar os débitos neste período.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os serviços de atendimento dos bancos devem informar aos clientes que entrarem em contato com eles quais agências estarão funcionando, mesmo parcialmente, durante a paralisação geral. No dia 1º de maio, nenhuma instituição bancária estará aberta.


Canais alternativos de pagamento também podem ser usados no período. "Caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes" estão disponíveis para este tipo de operação bancária, informou, por nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).


Contas de consumo (água, luz e telefone, por exemplo) que tiverem vencimento nos dias 29, 30 (final de semana) ou 1º (feriado) poderão ser quitadas até o dia útil seguinte, terça-feira (2), sem incidência de multa, conforme determina a legislação. Em relação aos boletos que vencem no dia 28, o Idec recomenda que "o consumidor se programe para realizar o pagamento, de preferência antes mesmo da data de vencimento", mas "como a greve não é de responsabilidade do fornecedor nem do consumidor, não podem ser impostas penalidades, como multa e juros, no caso de atraso no pagamento".


Veja abaixo informações da Febraban sobre os canais alternativos para realização de operações bancárias:


CAIXAS ELETRÔNICOS

Existem no País 178 mil caixas eletrônicos. Em sua maioria, são terminais multifuncionais: realizam operações de saque, pagamento, transferência, depósito, retirada de folha de cheque, entre outras opções.


É importante lembrar que os saques noturnos são limitados a R$ 300 e o valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira.


Por esse canal é possível realizar as seguintes operações:

*Pagar contas: Agendamento e pagamento de contas (não vencidas);  

*Saques e depósitos: Saques, emissão de folhas avulsas de cheque, depósitos em dinheiro ou cheque, consulta e retirada de saldo/extrato, transferências, saques de benefícios sociais;

*Outros serviços: Bloqueio e desbloqueio de cartão, empréstimo pessoal (CDC), resgate de investimento e solicitação de débito automático.


Atenção: evite golpes. Caso não encontre nenhum funcionário uniformizado e identificado, não solicite ajuda de estranhos para realizar operações nos caixas eletrônicos.


CORRESPONDENTES

São os estabelecimentos credenciados pelos bancos, supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. Os correspondentes estão espalhados em todo o País, inclusive em cidades de difícil acesso, como em regiões ribeirinhas e em locais onde não existem agências bancárias. Por esse canal é possível realizar as seguintes operações:


*Pagar contas: Pagamento de boletos bancários e de faturas de concessionárias de serviços públicos;

*Sacar dinheiro e benefícios: Saque de dinheiro e de benefícios sociais, observados os parâmetros de cada banco.

*Depositar: Depósito em conta corrente ou em conta poupança, observados os parâmetros de cada banco;

*Outros serviços: Consulta de saldos e extratos de contas correntes e de poupanças; entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados/pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.


INTERNET BANKING

Ano passado, o internet banking foi o canal responsável pelo maior número de transações bancárias no Brasil, representando 33% do total - o equivalente a 17,7 bilhões de operações bancárias. Os sites dos bancos vêm sendo constantemente aprimorados para oferecer cada vez mais serviços a cidadãos e empresas. Verifique com o seu banco qual o procedimento para cadastrar a sua senha e utilizar todos os serviços oferecidos pelo canal.


Pelo internet banking é possível realizar as seguintes operações:

*Consultas: Saldo, extrato, lançamentos futuros, investimento, poupança, aplicações e transações agendadas;

*Pagamentos: Agendamento e pagamento de boletos bancários e de faturas de concessionárias de serviços públicos;

*Transferências: Entre outros bancos; TED e DOC eletrônico;

*Outros Serviços: Solicitação e desbloqueio de talão de cheques, solicitação, consulta e cancelamento de débito automático, empréstimos e outros.


MOBILE BANKING

Canal de maior expansão no atendimento bancário, responsável por mais de 11 bilhões de transações no ano passado, o mobile banking possibilita uma série de serviços, como consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos, home broker (compra e venda de ações) e pagar contas, inclusive via Débito Direto Autorizado (DDA), entre outros.


Para ter acesso, o cliente deve baixar o aplicativo do banco no celular, a partir do site do banco ou das lojas oficiais de aplicativos do sistema operacional do smartphone (iOS, Android, Windows Phone etc). É necessário verificar, junto ao banco, a necessidade de cadastramento de senha para realizar as transações via mobile banking.


BANCO POR TELEFONE

Todos os bancos oferecem um serviço telefônico pelo qual o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar operações, como consultas a saldo e extrato, transferências, pagamentos de contas e tributos, aplicação e resgate de investimentos, pedidos de talões de cheque etc.


AGÊNCIAS BANCÁRIAS

Se for indispensável ir até uma agência bancária, os bancos têm uma ampla rede. O cliente pode consultar o site Busca Banco da Febraban, para localizar o endereço mais próximo.


Outros meios de Pagamento

CARTÕES

Os cartões de crédito e débito também são considerados uma alternativa para realização de pagamentos. Com o avanço da tecnologia móvel, as chamadas “maquininhas” sem fio permitiram o aumento da capilaridade deste canal inclusive para profissionais como taxistas e entregadores de pizza, por exemplo.


CHEQUES

Apesar de ter perdido espaço para os cartões, os cheques ainda são uma alternativa para a realização de pagamentos. Antes de emitir um cheque, verifique se o estabelecimento comercial aceita esse meio de pagamento.


DDA (Débito Direto Autorizado)

O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente. Para usar esse serviço, o cliente bancário precisa se cadastrar como sacado eletrônico na instituição financeira na qual tem conta. O DDA também permite o pagamento de boletos vencidos - a própria ferramenta já contabiliza as multas e juros. Com isso, é possível pagar o boleto vencido por meio dos canais eletrônicos do banco, sem precisar ir até o banco emitente da cobrança.


JC Online

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (1)



Login pelo facebook
Postar
 
  • paulaJan 2017
    queria saber se s lotericas vão abrir hoje?
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI