A partir desta terça-feira (2), o fornecimento de água será interrompido por 72 horas em localidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e em todo o município de Camaragibe, na região metropolitana da capital. Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o Sistema Tapacurá será paralisado, a partir das 20h da terça até a sexta-feira (5), para uma intervenção de grande porte que promete melhorar o abastecimento de água em oito bairros e localidades das Zonas Norte e Oeste da capital e da RMR.
O serviço faz parte das obras de setorização que irão modernizar e agregar tecnologias de medição de vazão e pressão no controle operacional, aumentando assim o combate e redução de perdas de água na rede de distribuição que atende mais de 36 mil pessoas na Iputinga, Monteiro, Apipucos, Dois Irmãos, Vila Felicidade, Novo Horizonte, Nova Morada e Conjunto Marcos Freire. A Compesa ainda realizará um conjunto de serviços de manutenção hidráulica e elétrica no sistema, além de troca de válvulas e registros com o objetivo de garantir maior confiabilidade operacional.
Para evitar que todas as áreas atendidas fiquem desabastecidas nos três dias consecutivos, a companhia vai destinar água do sistema integrado Alto do Céu/ Pirapama para garantir a distribuição durante a paralisação em alguns bairros de Recife. No entanto, outros bairros do Recife, de Jaboatão dos Guararapes e a cidade de Camaragibe ficarão sem o fornecimento de água nos três dias seguidos, porque são atendidos exclusivamente por Tapacurá, sem condições técnicas de receber água por outros sistemas. O abastecimento será retomado nas áreas afetadas, de forma gradativa, após a conclusão dos serviços.
A intervenção vai permitir a interligação de tubulações de grande diâmetro da rede e acontecerá no bairro da Iputinga, na Rua Terra Grande esquina com a Estrada do Barbalho – próximo ao Detran. As vias serão parcialmente interditadas (uma das faixas) para a execução da obra, e o desvio no trânsito deverão ser feitos nas próprias ruas, conforme sinalização e orientações da CTTU.
A obra de adequação e ampliação da rede de distribuição de água nesses bairros foi iniciada em setembro de 2016 e deve ser concluída até o mês de dezembro deste ano. Ao todo, serão assentados 24 quilômetros de tubulações e implantadas seis Válvulas Redutoras de Pressão (VRP) e um macromedidor. A obra, que já está 70% concluída, recebe investimentos no valor de R$ 8,1 milhões, recursos do governo federal, governo de Pernambuco e Compesa. Para otimizar o tempo da paralisação, a companhia também vai aproveitar para realizar manutenção do Sistema Tapacurá.
Confira as datas e locais sem abastecimento: