Publicada em 04/05/2017 às 11h35.
Final do Pernambucano será primeiro jogo do Brasil com árbitro de vídeo
Sistema de vídeo será utilizado pela primeira vez no Brasil.

Sistema de vídeo será utilizado pela primeira vez no Brasil. Foto: Jerry Lampen/AFP (imagem ilustrativa)Foto: Jerry Lampen/AFP (imagem ilustrativa)

 

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) anunciou através do seu site oficial o uso de um árbitro de vídeo durante a final do Campeonato Pernambucano deste ano, que será disputada entre Sport e Salgueiro. Com o sistema, haverá uma comunicação entre a cabine que analisa lances da partida com os árbitros dentro de campo.


Todas as dúvidas podem ser tiradas durante a partida, mas haverá uma prioridade em lances de gol, de pênalti, de cartão vermelhor direta e da identificação errada de um jogador punido. Esse será o maior teste prático da tecnologia no Brasil. O sistema foi desenvolvido inteiramente no Brasil, sendo desenvolvido pela Comissão de Arbitragem da CBF e a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF), além de aceito pela Fifa.


A ideia é que o sistema não interfira sempre no jogo mas, sim, em lances capitais que interfiram no resultado da pesquisa. Segundo a nota oficial, a ideia é que não haja mudança no ritmo do jogo e, por isso, o lema escolhido foi “mínima interferência, máximo benefício”.


Outro ponto é atuar apenas em lances claros e que não disputem com a interpretação do árbitro. Portando, o principal critério não será contestar se a decisão foi correta mas, sim, questionar se houve algo claramente errado.


Todo o sistema seguirá o protocolo do IFAB, International Football Association Board, órgão máximo da arbitragem no futebol mundial. A partida entre Sport e Salgueiro ocorre no domingo (7), na Ilha do Retiro, pelo primeiro jogo da final do Pernambucano.


JC

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI