Publicada em 13/06/2017 às 06h43.
IFPE prorroga prazo de inscrição e muda datas do vestibular do 2º semestre
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (12). Um dos motivos é a situação das cidades atingidas pelas chuvas e enchentes da Zona da Mata Sul de PE.

(Foto: Luna Markman/G1)

 

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) prorrogou as inscrições do vestibular do segundo semestre deste ano, que oferece 2.431 vagas em cursos técnicos e graduação de ensino superior em licenciatura em química. A instituição também anunciou, nesta segunda-feira (12), a alteração no calendário de provas. Um dos motivos das mudanças é a situação das cidades atingidas pelas chuvas e enchentes no estado.


Para os interessados em estudar nos campi Barreiros e Palmares, na Mata Sul, municípios em situação de emergência decretada pelo governo do estado, a inscrição pode ser feita até 6 de julho pela internet. Os candidatos precisam pagar a taxa até o dia 7 do mesmo mês.


Candidatos desses dois municípios também têm uma nova chance de conseguir a isenção da taxa de inscrição. A solicitação deve ser efetuada em duas etapas: preenchimento do formulário online de 27 a 30 de junho e entrega da documentação comprobatória até o dia 1º de julho, no campus em que pretende estudar.


Têm direito candidatos com renda familiar per capita inferior ou igual a um salário mínimo e meio, oriundos de escolas públicas, bolsistas de escolas privadas e egressos de programas como Mulheres Mil e Proifpe.


Demais cidades


Para os interessados em ingressar no IFPE através do campi das demais cidades, as inscrições vão até domingo (18). São eles: Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.


O pagamento das taxas pode ser feito até segunda-feira (19), no valor de R$ 30 para cursos técnicos e R$ 55 para cursos superiores. Os candidatos devem efetuar o procedimento em qualquer agência do Banco do Brasil.


Provas


Por causa da prorrogação das inscrições, o cronograma de testes também foi alterado. Para os campi de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, a aplicação da prova objetiva acontecerá em 9 de julho. Nas unidades de Barreiros e Palmares, a prova ocorrem no dia 23 do mesmo mês.


Barreiros é uma das cidades atingidas pelas enchentes em Pernambuco (Foto: Reprodução/TV Globo)
Barreiros é uma das cidades atingidas pelas enchentes em Pernambuco (Foto: Reprodução/TV Globo)


Chuvas


Desde o final de semana dos dias 27 e 28 de maio, chuvas fortes atingem várias regiões do estado, provocando enchentes de rios e deslizamentos de barreiras. Seis pessoas morreramsendo duas no Recife, duas em Caruaru e duas em Lagoa dos Gatos. De acordo com dados do governo do estado, o número de desabrigados e desalojados chegou a 55,1 mil pessoas no dia 31 de maio.


No sábado (10), um novo número de desalojados e desabrigados foi divulgado. Quase três semanas depois das enchentes que atingiram a Zona da Mata Sul e parte do Agreste, há 37.197 pessoas fora de casa.


Até o dia 5 de junho, o balanço mostrava mais de 40 mil pessoas prejudicadas. No dia 30 de maio, eram mais de 55 mil pessoas fora das moradias. Por causa das enchentes, o governo decretou estado de emergência em 24 municípios.


No dia 4 de junho, esse número subiu para 27, com o acréscimo das cidades de Escada, São José da Coroa Grande e Bonito. No dia 5 de junho, o governo contabilizava 7,3 mil residências prejudicadas devido às enchentes.


Diante dos estragos causados pelas enchentes, instituições públicas e privadas iniciaram campanhas de arrecadação de donativos para as vítimas. O estado também montou postos de arrecadação.


No sábado (10), a administração estadual informou que foram distribuídos 172,6 toneladas de alimentos, 198.425 litros de água, 7.849 kits de limpeza, 2.450 kits de higiene, 98,8 toneladas de roupas, além de 8.895 kits para dormitório e 7.645 colchões.

 

G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI