/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/1/P/UFEwSUSHm6Dw2GWKoEzg/pirapama.jpg)
Barragem de Pirapama, no Grande Recife, teve adutora desligada para permitir reparos em tubulações (Foto: Reprodução/TV Globo)
Uma obra emergencial em tubulações na Zona Sul do Recife deixou pelo menos nove localidades da capital pernambucana sem água, na manhã deste sábado (8). O serviço para conter um vazamento de grande proporção está sendo realizado pela Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa) na Avenida Dois Rios, no Ibura. À tarde, houve suspensão no fornecimento ou queda de pressão em outras sete áreas da cidade.
Pela manhã, ficaram sem abastecimento as localidades de Porta Larga, Boa Viagem, Setúbal, Pina, Brasília Teimosa, Ipsep, Ibura, Imbiribeira e Jordão. Todas estão localizadas na Zona Sul do Recife. A previsão da empresa é finalizar os trabalhos no domingo (9).
De acordo com a Compesa, áreas planas de outras regiões da capital pernambucana foram afetadas com redução da pressão ou suspensão do fornecimento. A Adutora de Pirapama teve que ser desligada para possibilitar o conserto. Essas localidades são abstecidas pelos Sistemas Pirapama e Tapacura, de forma integrada. Com a obra, apenas o Sistema Tapacurá está em operação.
Por isso, foram atingidas as seguintes localidades: Boa Vista e Santo Amaro, na área central, além de Prado, Madalena, Cordeiro, San Martin e Torre, na Zona Oeste. Essas áreas planas recebem água todos os dias.
A Compesa justificou que a desativação de uma das adutoras deixou o sistema integrado com uma vazão inferior ao volume fornecido normalmente. Assim, não há água suficiente para atender todos os bairros das áreas planas do Recife de forma satisfatória. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 081 0195.
G1