Mesmo que você não tenha feito uma viajem de avião, você já sabe que as janelas dessas máquinas são exclusivamente redondinhas. E mesmo que você já esteja habituado a embarcar e sair voando por aí, talvez nunca tenha parado para pensar no porque desse detalhe não é mesmo?
Acontece que não se trata de uma questão de gosto ou design, a verdade é que realmente existe um motivo por trás do formato dessas janelas.
Tanto é, que algumas coisas sempre mudam e evoluem, como a quantidade de passageiros que cabem em um avião, a sua velocidadee eficiência, mas as janelas redondas, nunca, nunca vão mudar!
E exatamente por esse “pequeno detalhe” duas destas aeronaves se desmancharam no ar, levando a óbito exatas 56 vítimas.
Mas bom, vamos parar de “enrolação” e ir direto a grande questão. O porque das janelas dos aviões serem sempre redondas.
Bom, isso acontece porque quando temos janelas quadradas (ou de qualquer outro formato, exceto redondo) sempre existirá nelas os famosos cantinhos, e como explicou o jornal inglês Independent, “Onde há um canto, há um ponto fraco”.
Agora imaginem 4 pontos fracos em cada janela! Esse detalhe torna tudo mais propenso a ceder sob a grande pressão criada pelo ar que se encontra do lado de fora da aeronave.
Já no modelo circular de janelas, não existe um ponto que concentrará grande pressão, pois ela estará igualmente distribuída por toda a janela, tornando assim tudo mais seguro e diminuindo as chances de algum dos vidros se romperem.
FONTE: ULTRA CURIOSO.