Publicada em 08/08/2017 às 15h15.
Pipas provocam média de 72 desligamentos de energia por mês em Pernambuco
De acordo com a Celpe, entre janeiro e julho deste ano, ocorreram 510 casos de acidentes. Em todo o ano passado, foram 840.

Pipas se enroscam em fiação elétrica e provocam suspensão de fornecimento de energia

(Foto: Reprodução/TV Integração)

 

Entre janeiro e julho deste ano, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) registrou 510 desligamentos de sistemas elétricos em Pernambuco por causa de acidentes envolvendo pipas. Isso significa, uma média de mais de 72 problemas a cada mês. Em todo o ano passado, foram notificadas 840 interrupções no fornecimento.


Diante desses números, a empresa fez, nesta terça-feira (8), um alerta para os riscos desse tipo de brincadeira perto de estações, subestações e fiação elétrica. De acordo com a companhia, além de colocar em risco a vida de quem solta pipas, a brincadeira provoca danos aos moradores.


No dia 9 de janeiro deste ano, por exemplo, um incidente causou um curto circuito em uma linha de transmissão na Zona Sul do Recife. As linhas se enroscaram na fiação e parte da Zona Sul do Recife ficou sem luz por mais de uma hora, afetando residências e o comércio.


Segundo a Celpe, o uso de cerol, uma mistura de cola, pó metálico e raspas de vidro, aumenta os riscos para quem empina pipas perto da rede elétrica. O produto colocado para cortar linhas de outras pipas é condutor de eletricidade. O cerol, alerta a concessionária, energiza a linha em contato com a rede elétrica. As pipas provocam, ainda, o rompimento de cabos.


A companhia alerta que, em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas não devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da Celpe estão autorizados e capacitados para se aproximar da rede.


A empresa também adverte que é proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito.


 

Veja como evitar acidentes com pipas


 

 

  • Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais

  • Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las

  • Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios

  • Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes.

  • Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

 

 

G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI