MILOSSTANKOVIC / ISTOCK
Muitos casais se sentem na obrigação de reproduzir os esteriótipos que a sociedade dita - e que muitas vezes surgem por conta da indústria pornográfica. E o tempo que os parceiros levam para atingir o orgasmo é uma dessas questões cheias de especulações.
"Não há um padrão considerável saudável para homens ou mulheres chegarem ao orgasmo. Tampouco uma fórmula certa para isso acontecer", afirma categoricamente a sexóloga Jussania Oliveira.
A especialista afirma que uma relação sexual é considerada satisfatória quando as partes atingem o prazer, independente de como ou quanto tempo levem .
Homens e mulheres sentem prazer de formas diferentes e, por conta disso, cada casal acaba encontrando sua fórmula ideal de sentir e proporcionar prazer na cama. Sendo assim, há muita variação no tempo de duração da transa.
"Há relações mais elaboradas, com realização de fantasias sexuais, carícias, preliminares, massagens e assim por diante, que podem durar entre 20 minutos a horas", aponta Oliveira. "Mas a média brasileira de relação sexual até atingir o orgasmo fica entre 7 e 10 minutos".
"Enquanto o homem se excita com movimentos rápidos e fortes, nas mulheres acontece o contrário", explica.
Vix