Publicada em 07/10/2017 às 09h05.
Recursos tecnológicos de carros novos são perigosos a motoristas
Conclusão é de estudo desenvolvido por pesquisadores norte-americanos.

© Tobias Schwarz/Reuters

 

Estudo desenvolvido pela Universidade de Utah e pela fundação pela segurança no trânsito AAA, dos Estados Unidos, revela que os sistemas de entretenimento dos veículos contemporâneos são potencialmente perigosos aos motoristas. O motivo parece óbvio: a demasiada distração dos condutores.


Segundo o portal Autoesporte, a pesquisa foi feita com 120 pessoas com idade entre 21 e 36 anos, tendo como base 30 modelos de carros ano 2017. Para que o trabalho pudesse chegar a uma conclusão, os participantes foram estimulados a usar comandos de voz, fazer uso de monitores "touch screen", sintonizar rádio, mandar mensagens de texto, entre outras tecnologias.


Resultado: em geral, os motoristas dispensaram 40 segundos para completar as tarefas, sendo que o risco de colisão dobra quando os condutores tiram o olhar da pista por apenas dois segundos.


"Os motoristas querem tecnologia segura e fácil de usar, mas muitos recursos acrescentados aos sistemas atuais são complicados demais e, algumas vezes, frustrantes. Alguns sistemas incluem funções não ligadas à tarefa de dirigir, como envio de mensagens, checagem de redes sociais e navegação na internet. Isso não devia estar sendo feito ao volante", analisou o presidente da AAA, Marshall Doney.


 

“As montadoras precisam visar a redução das distrações, criando sistemas que não exijam mais da visão e da mente quanto ouvir o rádio ou um audiobook."

 

 

Notícias ao Minuto

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI